POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR
Não é a primeira vez que a Instituição está em greve. Neste ano a paralisação teve início no dia 17 de agosto
Alunos e professores do Instituto Federal Campus Vilhena – IFRO fizeram sua primeira manifestação de 2015 no dia 26 de agosto, onde foram às ruas com o apoio dos grevistas do INSS, Justiça Federal e Unir.
Desta vez, servidores e alunos juntamente com técnicos, pais e comunidade se reuniram na manhã desta quarta-feira, 09, às 8h da manhã, com concentração na praça Ângelo Spadari, no centro de Vilhena e saíram em protesto pela Avenida principal Major Amarante.
Uniformizados, com cartazes, gritos e exigindo seus direitos, os discentes explicaram que desta vez os servidores e alunos não se uniram e foram manifestar só por eles, exigindo uma educação brasileira digna, de qualidade para todos.
“Pedimos uma instituição democrática, um código disciplinar descente, justo e de acordo com a Constituição, abertura das universidades para todos do campo e da cidade, e abaixo a terceirização!”, comentou uma estudante.
Uma das grandes conquistas do Ifro aconteceu quando o projeto de Lei n° 4.649/2015 foi aprovado e autorizando o Poder Executivo Municipal a realizar convênio com a Concessionária Transpaim Transporte de Trabalhadores para o uso de 20 mil passes mensais no valor de R$ 0,50 cada passagem destinada aos estudantes, na qual, os estudantes irão pagar por cada passe o valor de R$ 1.
Porém, os alunos afirmam que mesmo com o projeto aprovado não desistiriam do passe livre, assim continuariam lutando enquanto os professores da Instituição Federal permanecem em greve.
De acordo os estudantes haverá outras manifestações e a greve continua por tempo indeterminado sem nenhuma previsão para a volta das aulas.
Texto: Nataly Labajos
Fotos: SINASEFE/Rogério Perucci