A Escola Irmãs Juliana e Alini dos Santos Marcos conquistou a 1ª colocação no estado de Rondônia na prova de Avaliação Nacional da Alfabetização
Assim como os demais estados do país, Rondônia não fica de fora do Pacto e dezenas de escolas são avaliadas anualmente desde sua instalação da avaliação. Neste ano de 2015 o resultado da ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) foi muito satisfatório para alunos e professores da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Irmãs Juliana e Alini dos Santos Marcos, do município de Chupinguaia, pois conquistaram o 1º lugar dentro do estado de Rondônia.
De acordo com o supervisor da escola, Gerônimo Araújo, no município de Chupinguaia há uma rotatividade muito grande de professores, “acredito que isso prejudicava num contexto geral o aprendizado de nossos alunos. Contudo nossos alunos e professores mostraram que estamos trabalhando de forma correta e a caminho de uma conquista ainda maior no futuro”, conta.
Na oportunidade Gerônimo parabenizou todos os professores alfabetizadores da escola pela grande conquista, pois a trajetória não foi fácil durante os dois últimos anos.
Desde o ano de 2013 que escolas brasileiras vêm sendo avaliadas através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, um dos maiores programas de formação de professores já desenvolvidos pelo Ministério da Educação – MEC.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido entre Governo Federal, Distrito Federal, Estados, Municípios e sociedade de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Atualmente no Brasil muitas crianças concluem a escolarização sem estar alfabetizado, desta forma, o PNAIC luta para garantir o direito de alfabetização plena a meninas e meninos, até o final do ciclo de alfabetização. Busca-se, para tal, contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos professores alfabetizadores. Este Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.
Texto: Sabrina Mathias
Foto: Divulgação