O filme “Transamérica”, do diretor estadunidense Duncan Tucker, será exibido gratuitamente neste sábado, 26, às 16h00, no Auditório do Campus de Vilhena. Após a projeção, haverá debate com o professor Gustavo Piovezan do Campus de Ji-Paraná.
“Transamérica” conta de uma forma bem humorada a história de Bree Osbourne (interpretada por Felicity Huffman), uma transexual de Los Angeles, que quer realizar a cirurgia de mudança de sexo. Um dia ela recebe um telefone de Toby (interpretado por Kevin Zegers), um jovem preso em Nova Iorque que procura pelo pai. É nesse momento que Bree percebe que Toby pode ser seu filho, fruto de um relacionamento dela quando ainda era homem.
O filme possibilita uma interessante discussão sobre gênero, sexualidade, novos arranjos familiares e a influência que o poder médico exerce aos corpos trans.
A atividade é a terceira sessão do projeto de extensão Cine UNIR, cineclube do Campus de Vilhena da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), promovido pelo Departamento de Comunicação Social/Jornalismo em parceria com os Departamentos de Administração, de Ciências da Educação e de Estudos Linguísticos e Literários do Campus.
Serviço – Cine UNIR
26 de setembro, às 16h00, Auditório do Campus de Vilhena
Filme: Transaméria (2004, 103 min.)
Direção: Duncan Tucker
Gênero: Drama
Sinopse: Bree Osbourne (Felicity Huffman) é uma orgulhosa transexual de Los Angeles, que economiza o quanto pode para fazer a última operação que a transformará definitivamente numa mulher. Um dia ela recebe um telefonema de Toby (Kevin Zegers), um jovem preso em Nova York que está à procura do pai. Bree se dá conta de que ele deve ter sido fruto de um relacionamento seu, quando ainda era homem. Ela, então, vai até Nova York e o tira da prisão. Toby, a princípio, imagina que ela seja uma missionária cristã tentando convertê-lo. Bree não desfaz o mal-entendido, mas o convence a acompanhá-la de volta para Los Angeles.
Assessoria