Na manhã desta quarta-feira, 9, estudantes do curso de Enfermagem da faculdade UNESC estiveram realizando um trabalho social no semáforo da Avenida Major Amarante com a Rua Marques Henrique, no centro da cidade.
Os alunos passaram o turno matutino prestando atendimento à população, onde aferiram pressão arterial e realizaram teste de glicemia nas pessoas que por lá passavam. O projeto de extensão realizado é voltado para saúde do homem, mas todos foram atendidos.
De acordo com a professora do curso de enfermagem Elinay Almeida, além de divulgar o trabalho realizado pelos alunos do curso e proporcionar o contato dos mesmos com a população, o objetivo do projeto é conscientizar a população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde.
Além dos exames realizados, os discentes estiveram orientando os pacientes sobre a saúde e de acordo com os valores apresentados nas análises, diante de alguma alteração, a orientação era para que buscassem o serviço de saúde e realizassem exames de rotina para verificar e acompanhar sua saúde.
Elinay conta que na maioria dos casos, os homens não procuram o serviço de saúde, normalmente, o serviço de urgência e emergência é o mais procurado por esse público e parte preventiva acaba ficando de lado e por essa razão a equipe esteve orientando-os.
Mais de 100 pessoas foram atendidas gratuitamente pela equipe. Vale lembrar que exames de rotina devem ser feitos com frequência, visando identificar e prevenir possíveis doenças.
Texto e fotos: Sabrina Mathias