O vírus da raiva foi detectado em um morcego encontrado no bairro Industrial, em Porto Velho O animal foi capturado na casa de um técnico da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), no início do mês de agosto. O vírus foi detectado após exames realizados no estado de Goiás.
Por causa da confirmação da presença do vírus no animal, acredita-se que outros da espécie estejam contaminados e podem transmitir aos animais domesticados. Deste modo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) já anuncia que no mês de setembro haverá a vacinação antirrábica para cães e gatos, por ser a medida mais eficaz e segura de controle e combate à raiva, evitando casos da doença que podem levar à morte.
De acordo com Rodrigo Golin, diretor do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ), ao encontrar um morcego o cidadão não deve tentar capturá-lo. A recomendação é que a pessoa que encontrar o animal ligue para os telefones 3901.2878 ou 3901.2874, para que os profissionais da área realizem a captura.
Raiva
De acordo com o Ministério da Saúde, a doença da raiva é viral e atinge o sistema nervoso central dos mamíferos. Pode ser transmitida aos seres humanos pela saliva do animal infectado. A mordida é o principal meio de infecção.
Das 138 espécies de morcegos existentes no Brasil, a transmissão pode acontecer através de 3 espécies que se alimentam de sangue e que atacam principalmente bovinos.
Fonte: G1/RO