A Secretaria Municipal de Educação de Vilhena realizou na noite de ontem, 18, no auditório da Escola Municipal Angelo Mariano, a abertura oficial do curso de Educação Especial e Inclusiva para os colaboradores da Rede Municipal de Ensino, com a palestrante Me. Maria Sueli da Silva Martins, sobre os Marcos Legais da Educação Especial e da Educação Inclusiva.
Segundo a gerente de Educação Especial da SEMED, Roziléia Campos Siqueira, 207 pessoas estão inscritas para esta formação continuada que terá duração de 80 horas, com dois encontros mensais e previsão de encerramento para dezembro. O objetivo é conscientizar sobre a importância de uma Educação de qualidade para todos na escola inclusiva. “Essa é uma iniciativa muito ampla, pois contempla não apenas os professores, mas todos os colaboradores ligados ao ensino municipal, desde o pessoal de apoio até os pais e demais interessados da comunidade”.
A Educação Inclusiva é a construção de uma escola para todos onde não existam mecanismos de seleção ou discriminação para o acesso, permanência e a continuidade nos estudos de todos os alunos.
Nessa perspectiva, a educação especial requer uma ressignificação das concepções e práticas educacionais para atender as diferenças que estão em todos e em cada um, compreendendo a diferença humana em sua complexidade.
Para o secretário de Educação, José Carlos Arrigo, foram muitos os avanços conquistados pela educação especial nestes últimos sete anos. “Estas crianças não surgiram agora, mas conforme a equipe foi se capacitando, aumentaram as nossas possibilidades de atender mais e melhor”, ressaltou e atribuiu o sucesso deste atendimento educacional, ao interesse da equipe que se especializou e hoje conseguiu mobilizar mais pessoas para combater à exclusão.
A Rede Municipal de Ensino de Vilhena conta com 14 salas de Recursos Multifuncionais em funcionamento e um AEE itinerante, totalizando 24 professores de AEE para o atendimento de 351 alunos de diversas deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
Assessoria