E o trem quase que pegou fogo na manhã desta terça-feira, 18 de agosto, na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores em Vilhena. E aproveitando o gancho, as vereadoras Professora Valdete e Maria José da Farmácia desabafaram e não deixaram escapar o momento do esfolo, na qual, cutucaram com gosto os amigos parlamentares.
No momento de seu pronunciamento, a vereadora Maria José destacou que o site “Portal da Transparência”, não tem nada de transparente, afirmando que tudo é camuflado, na atual administração.
“Por diversas vezes, tive meus requerimentos reprovados por esta casa de Lei, em que, todos eram de interesses públicos e está casa acabou blindando o executivo”, disse a vereadora.
Maria José ainda destacou as diversas vezes que solicitou cópias de projetos e a lista de cargos comissionados, a lista de servidores como médicos e enfermeiros contratados, as reformas das unidades de saúde, as lotações dos professores, entre outras transparências e todas elas foram negadas por alguns vereadores que não deixaram os atos da administração passar com claridade.
A parlamentar professora Valdete, aproveitando as reclamações da amiga vereadora, também “soltou o verbo, metendo a bota no trombone” e dizendo em alto som: “Se as denúncias que nós fizemos aqui, não tivessem sido barradas por vocês (dizendo aos parlamentares), talvez a situação não tivesse chegado a esse ponto, na qual, a população deseja a cassação do prefeito”, disse.
“Diziam que nós estávamos aqui, só pra encher Linguiça, pois bem, agora a linguiça estourou”, desabafou Valdete. A parlamentar ainda relembrou diversos erros realizados pela atual administração e destacou a denúncia de uma mãe que perdeu o filho há poucos dias, porém, que a morte poderia ter sido evitada, caso o garoto tivesse recebido os cuidados necessários que deveriam ser ofertados pelo município.
“É o nosso dinheiro indo para o ralo e muitas vidas indo para o cemitério”, estourou. Valdete ainda frisou que foi eleita para representar o povo e muitos ali dentro não fazem como devem ser feito, mas ela garante que não tem medo de nada e que se depender dela: o bicho vai pegar.
E todos os desabafos das vereadoras foram aplaudidos e recebidos como sinais positivos pela população vilhenense que se fez presente no auditório da Câmara.
Sobre os requerimentos aprovados, toda a imprensa local é prova viva de que partes dos parlamentares, incluindo aqueles três que foram sorteados para compor a comissão de CPI sempre votaram contra as investigações cobradas pelas duas vereadoras.
Texto e Fotos: Jesica Labajos