A cidade estava tomada por uma camada cinzenta nos últimos dias, na qual, só não foi confundida com neblina e frio devido ao demasiado calor
Há tempos sem nenhuma gota d’água cair em Vilhena, para alegria da população a tão esperada chuva deu “o ar da graça” na tarde desta quinta-feira, 27 de agosto.
O número de queimadas registrados na cidade aumentou extremamente após a chegada da época da seca, a situação do ar é crítica e tem causado danos a saúde dos vilhenenses. Nos últimos dias, estava ainda mais complicado caminhar pelas ruas do município, principalmente nos bairros mais próximos à área rural.
Nas redes sociais, vários moradores reclamavam e cobravam uma posição das autoridades, para que punições fossem dadas aos responsáveis em atear fogo e causar grandes estragos à saúde de todos, devido ao excesso de fumaça.
Uma moradora da cidade inconformada com a condição do ar desabafou em um grupo do Facebook para saber a opinião da população, as quais, não foram positivas.
“Gente a minha casa, o meu bairro e toda a cidade está puro cinzas de carvão…. Por favor gente vamos nos conscientizar e parar de colocar fogo em lixo, entulhos e terrenos baldios”, desabafou.
Como se já não bastasse o tempo seco devido à estiagem da chuva, muitos moradores têm ateado fogo em terrenos, lixo, entulhos e isso tem acarretado sérios prejuízos à saúde da população, principalmente às crianças e idosos que são o público mais afetado, e que sofrem ainda mais com problemas respiratórios.
Para esta época, visando umidificar o ambiente muitos moradores tentam amenizar a poeira jogando baldes d’água em seus quintais, ou molhando as ruas, mas ainda assim, está impossível ter uma noite sossegada de sono, já que o ar é seco e causa irritação nas vias aéreas respiratórias.
Há pequenos focos de incêndio por toda a cidade, moradores de todos os bairros estão sofrendo com o calor excessivo causado pelas queimadas e pedem para que os responsáveis por essas infrações tenham respeito pelo meio ambiente, assim como pelos demais moradores da cidade, que tenham consciência do mal que estão causando a população.
Em vista da situação pela qual a população passa o 3° Grupamento de Bombeiros de Vilhena irá realizar na manhã desta sexta-feira, 28, uma coletiva, juntamente com outros órgãos, como Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO), Ministério Público, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Velho (SEMA). Durante o evento serão debatidas medidas a serem tomadas, alertas e planejamentos para amenizar o problema.
Texto e Fotos: Redação