Transbordamento de água assustou trabalhadores na última sexta-feira, 10.
Laudo do MTE sobre o que aconteceu deve sair na próxima semana
Após o transbordamento ocorrido na Usina Hidrelétrica de Jirau, na sexta feira (10), em Rondônia, auditores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/RO) visitaram o local e afirmam que a parte onde ocorreu o vazamento de água pode ser interditada, caso o consórcio Energia Sustentável do Brasil não consiga comprovar que a segurança dos operários está garantida.
VEJA VÍDEO: (Via Whatsapp)
O chefe do núcleo de segurança e saúde o trabalho, Juscelino Durgo, disse, neste domingo (12), que quando os auditores chegaram ao local, na sexta, a situação estava controlada e tudo funcionava normalmente. No entanto, alguns funcionários relataram que ficaram assustados com o transbordamento.
“Existe a possibilidade de interdição da região onde aconteceu o vazamento de água. Essa situação de transbordamento não pode existir, não é uma situação normal. Queremos saber o real motivo do acontecimento e qual o volume de água que teve durante o transbordamento. Se a empresa não comprovar que vai proceder de forma segura para que não aconteça mais isso, vamos ter que interditar”, disse Durgo.
O chefe do núcleo de segurança e saúde do MTE-RO disse ainda que os moradores da região não devem temer uma possível inundação, pois o incidente aconteceu em uma área interna. “A barragem em si não está afetada”, disse Durgo.
Reunião
Na manhã de segunda-feira (13), haverá uma reunião com os auditores que estiveram no local para avaliar a situação, para discutir quais as próximas providências a serem tomadas a fim de preservar a segurança dos trabalhadores. O laudo oficial do MTE deve sair na próxima semana, segundo Durgo.
Ao G1, a assessoria da Usina Hidrelétrica Jirau se posicionou dizendo que a situação atual é a mesma de sexta-feira às 14h (horário de Brasília), quando todas as turbinas voltaram a funcionar normalmente e que tudo corre dentro da normalidade no canteiro de obras.
Entenda o caso
Na última sexta-feira (10) houve um vazamento de água no vertedouro da Usina Hidrelétrica de Jirau, localizada cerca de 120 quilômetros de Porto Velho. O vazamento aconteceu entre as 11h e 14h (horário de Brasília), quando 26 turbinas foram fechadas e uma linha de transmissão para a região Sudeste foi desligada. A água foi deslocada para o vertedouro e assustou os funcionários que trabalhavam no local. Depois das 14h (horário de Brasília) as turbinas voltaram a funcionar normalmente.
Fonte: G1/RO