A deputada estadual destacou as potencialidades do município e reforçou sua parceria com a população cabixiense
Desmembrada da cidade de Colorado do Oeste no dia 06 de julho de 1988 pela Lei Estadual número 208, a cidade de Cabixi completa nesta segunda-feira, 06 de julho, 27 anos de emancipação, e mesmo com pouca idade já é referência em alguns setores econômicos, a exemplo da agropecuária e turismo.
Mesmo sendo uma cidade jovem, vem crescendo de uma forma organizada. A deputada estadual Rosangela Donadon (PMDB) parabenizou a população do município pelo seu aniversário e disse que vem trabalhando em conjunto com os cabixienses para ajudar contribuir com o crescimento da cidade componente do cone-sul de Rondônia.
Rosangela Donadon ressaltou que Cabixi tem uma forma peculiar de trabalho comunitário, cuja finalidade é o desenvolvimento regional. Ela citou a típica “Festa do Milho”, realizada no mês de maio, como forma valorizar a produção agrícola da região. “É um evento organizado pela Associação do Fórum de Desenvolvimento Local de Cabixi (AFDC) em parceria com a comunidade local. Ela pode ser ampliada, pois a necessidade de firmar parcerias com associações para desenvolver projetos como este, que valoriza a cultura local e os produtos de grande consumo, como o milho é uma meta do poder público, e o estado pode contribuir com o fomento desse tipo de evento”, opinou.
A deputada Rosangela Donadon também destacou que a população cabixiense tem mais de 6 mil habitantes e destaca-se na lavoura permanente com o cultivo de laranja, banana e café; no cultivo de lavoura temporária a cana-de-açúcar, mandioca, milho e trigo, os produtos que mais são cultivados. Na criação de bovinos, o município vem crescendo de forma significativa.
A parlamentar também lembrou que o desenvolvimento do município deve vir acompanhado da preservação de seus rios, matas e cultura. “Cabixi é um município que tem cachoeiras e rios caudalosos, todo processo deve vir através de ações que ajudam a alavancar o turismo, bem como a fortalecimento econômico. Sabemos que o turismo pode gerar um retorno significado para cidade e para a região”, finalizou Rosangela Donadon.
Assessoria