O objetivo é desenvolver técnicas agrícolas nas escolas da rede estadual, uma forma de integrar a comunidade escolar e levantar debates sobre os mais variados temas
A acadêmica do curso de Agronomia, Fabrícia Longo, apresentou à deputada estadual Rosangela Donadon (PMDB) um projeto desenvolvido por ela em conjunto com o professor Fábio José e a colaboração de alguns colegas de curso. O material desenvolvido tem como meta fortalecer dentro da comunidade escolar o cultivo de hortaliças que são mantidas pelos alunos. A parlamentar gostou tanto da ideia que decidiu apoiar o projeto, que segundo sua compreensão ajuda na integração da comunidade estudantil como um todo, auxilia na conscientização acerca da preservação da natureza e é ao mesmo tempo um laboratório ao ar livre para aulas de química, matemática e biologia. O projeto sai do campo das ideias logo nas primeiras semanas de agosto.
De acordo com a universitária idealizadora da proposta, o projeto surgiu para atender principalmente as crianças, e é uma forma de ocupar o tempo livre com uma atividade extraclasse. “Além de aprenderem sobre o plantio e cuidados com as hortaliças”, explica. Fabrícia Longo conta, ainda, que a ideia é muito mais abrangente, e vai além do simples cultivo da terra, de legumes e verduras. “É uma forma de nós acadêmicos colocar em prática o que aprendemos na faculdade e estender esse conhecimento às pessoas”, acredita.
A acadêmica explicou que o projeto irá incentivar a comunidade escolar sobre a prática da boa alimentação, cuidado do meio ambiente e a utilização dos espaços escolares. “Iniciaremos o projeto com o cultivo de cebolinhas, salsinhas, couve e alface, mas queremos ampliar para cultivar legumes, como a beterraba e cenoura”, especifica.
A deputada estadual Rosangela Donadon conta que o projeto começará a ser executado em duas escolas da rede estadual de ensino, mas será expandido em breve. “Essas metas podem ser alcançadas com a união dos técnicos agrícolas, dos professores e dos alunos. O resultado obtido é excelente, pois envolve a participação de todos”, acredita a parlamentar.
Assessoria