Conforme as conselheiras, os casos em que o Conselho Tutelar é acionado durante a festa agropecuária é por menores estarem envolvidos com bebidas alcoólicas e pelas mesmas estarem desacompanhadas dos pais
Uma das maiores festas agropecuárias do Cone Sul do Estado, a 30ª Expovil se inicia nesta quarta-feira, 01 de julho e espera-se que passem pelo Parque de Exposições Ovídio Miranda, 30 mil pessoas por dia durante as 05 noites do evento. Dentre os frequentadores assíduos ao evento estarão muitas crianças e adolescentes que na maioria dos casos estão desacompanhadas dos pais marcarão presença em peso no local.
Devido a isso, a reportagem o site Folha de Vilhena conversou com as conselheiras Elisabette Batista e Patricia Alves do Conselho Tutelar no município de Vilhena, para assim saber como o Conselho Tutelar se fará presente durante as noites na Expovil.
Conforme as conselheiras, o Conselho Tutelar neste ano trabalhará em regime de plantão, sempre prestando auxílio à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros quando o caso envolver um menor de idade.
Na 29ª Expovil o Conselho Tutelar também trabalhou em regime de plantão, já nas edições anteriores existia um local predestinado para o Conselho, onde estava presente um comissário de menor e as conselheiras acompanhavam o comissário. “Quando existia a presença do comissário, nós conselheiras só dávamos suporte já que a função de fiscalizar era dele. Quando o comissário encontrava um menor consumindo bebida alcoólica em uma das barracas, ele, atuava e passava para o Conselho Tutelar para tomar as devidas providências, porém, hoje em dia não tem mais esse trabalho, assim o Conselho Tutelar só trabalho em regime de plantão”, destacam as conselheiras.
As conselheiras destacaram também que durante a festa agropecuária de 2014 não houve tumulto, entretanto, houve muitos menores que exageraram nas bebidas alcoólicas comercializadas no local e que com isso tiveram que acionar o Conselho Tutelar já que não conseguiram localizar os pais, fora disso, não houve casos graves envolvendo menores.
Durante a conversa, a conselheira Elisabette Batista, frisou que a responsabilidade quando o assunto é menor de idade, é exclusiva dos pais, já que os filhos menores durante a festa do porte da Expovil sempre devem estar acompanhados dos mesmos, e quanto a segurança pública, ela também frisou que a responsabilidade é dos organizadores do evento.
Neste ano, estarão trabalhando no regime de plantão, duas conselheiras que ficarão atentas para os eventuais chamados da PM , do Corpo de Bombeiros e do Hospital Regional de Vilhena.
Texto e foto: Sara Labajos