O Ser humano é um grande desconhecido de si mesmo. Ainda que seu conhecimento científico e tecnológico lhe permitam viagens interplanetárias, empreender uma jornada para dentro de si ainda é um desafio pouco enfrentado. Os rebatimentos dessa limitação, ou seja, do pouco autoconhecimento, podem ser percebidos na qualidade das relações interpessoais e interprofissionais.
Raras são as pessoas que estão satisfeitas com o relacionamento com seus pares nos ambientes de trabalho. Quando cultivadas, as relações interpessoais saudáveis trazem enormes benefícios no aspecto individual e na dimensão empresarial porque é em equipe que se conquistam os melhores resultados e são ultrapassados os desafios da produtividade e do sucesso profissional. A vida em sociedade, obviamente, tem se tornado cada vez mais complexa.
A pressão para a otimização do tempo é uma constante. Como superar o frenesi da vida contemporânea e preservar relações interpessoais saudáveis e felizes? Como transplantar tudo isso para o ambiente de trabalho? Este curto espaço que uso para provocar suas reflexões não é suficiente nem sequer para expor mais interrogações, menos ainda provável é que produza algumas respostas. As melhores respostas serão as que você, – profissional focado no seu contínuo desempenho e das pessoas que formam sua equipe – criar a partir da sua realidade particular de relacionamento interpessoal e da sua motivação para investir no desenvolvimento da qualidade pessoal do seu estar no mundo.
O que é seu estar no mundo?
Quais são suas crenças acerca do Ser humano?
Como vê as relações interpessoais?
Novamente, mais indagações, porém, agora há alguns ensaios de respostas: somos seres emocionais e boa parte de nossas decisões e ações são concretizadas com base no que sentimos! Esta nova percepção pode trazer impactos positivos na vida em sociedade e, claro, no exercício profissional. Pessoas que se sentem aceitas na suas equipes, na suas empresas, tem mais motivos profundos para produzir e para contribuir com o crescimento qualitativo e quantitativo.
Diante disso, brilham as iniciativas de líderes e de empresas que já estão trilhando um novo caminho: investindo na humanização de suas equipes e de seus profissionais. Humanizar não é um termo que sugere que os profissionais deixaram de ser pessoas, ao contrário, humanizar funciona como um despertador das memórias do que cada um já é e que, somente por isso, quer tratar e ser tratado como um Ser maravilhoso, realizador, criativo, profissional competente para construir novas e positivas relações interpessoais em seus ambientes de trabalho!
*Associado à Yashimek – Coaching, Palestras & Cursos – Atendimentos em todo o Brasil.
*Aluísio Alves: Doutor em Educação pela UFU (2009-2013). Mestre em Educação Tecnológica (2000).. MBA em Gestão Empresarial, Administração Hospitalar e Psicologia. Educador, Psicanalista e Escritor. Gerente de Hotelaria Hospitalar (2001-2008) e Diretor Administrativo do HC Uberlândia (2009-2010). Master Coach e Treinador de Líderes e Equipes. [email protected] (34) 8419 0227 (Triângulo Mineiro) e (35) 9148 1762 (Sul de Minas) www.yashimek.com.br PALESTRAS E CURSOS EM TODO O BRASIL