Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

Resultado: Vilhena investe no atendimento médico domiciliar


Banner


20150518_155802

Atualmente existem 32 equipes ESF em Vilhena que atingem a meta de cobertura 100%

Em Vilhena dezenas de famílias são atendidas no conforto do seu lar por meio do serviço realizado pelas equipes de Estratégia Saúde da Família- ESF. Atualmente a Secretária Municipal de Saúde, informou que 32 equipes ESF estão atuando em todo município.

- Advertisement -
- Advertisement -

Em maio de 2010 existiam apenas 6 equipes de ESF, até o final de 2014 já somos 32 equipes  de ESF. Isso se deve ao conjunto de fatores, o principal deles é o investimento para fortalecer o atendimento ofertado através da Atenção Básica de Saúde, com a chegada dos médicos intercambistas, da contratação novos médicos brasileiros, com realização do concurso para contratação de mais profissionais da saúde (enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde), com intuito de fortalecer os serviços ofertados pela Atenção Básica de Saúde em Vilhena.

- Advertisement -

O trabalho começa na ponta com a sondagem dos Agentes Comunitários de Saúde que identificam durante as visitas nas casas quais são as necessidades dos pacientes, registrando a Equipe de Estratégia Saúde da Família-ESF que realiza a cobertura naquele bairro especificamente. Após essa etapa a equipe de ESF realiza a visita aos grupos prioritários (idosos, gestantes, crianças menores de dois anos, pacientes acamados e cadeirantes), conhecendo então o histórico do paciente e registrando todas as informações sobre o usuário visita após visita.

20150518_155335

Através da equipe de ESF ações práticas sanitárias, assistenciais e sociais, a humanização e a integralidade do cuidado ao paciente proporcionado uma maior aproximação, diálogo e vinculação entre profissionais, usuários e serviços.

Cada idoso, ou família atendida pelas equipes, influencia em todo sistema de saúde, diminuindo o fluxo de pessoas nas UBS e conseqüentemente no Hospital Regional de Vilhena. Durante a visita da equipe de ESF, o médico verifica os exames do paciente, solicita novos exames se necessário, encaminha para especialistas conforme necessidade ouve o paciente e a família, vendo e entendendo o contexto que o paciente está inserido.

A nossa reportagem acompanhou um dia de visita da equipe da UBS Vitalina Gentil, localizado no bairro São José. Hoje vamos contar a história do senhor Julio Alexandre de Oliveira de 77 anos, que passou duas vezes por um Acidente Vascular Cerebral- AVC. O Senhor Julio, encontra-se acamado devido ao AVC, dificultando o deslocamento do paciente até hospital. “Com o atendido toda semana pela equipe de Estratégia em Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde do São José em casa, ficamos mais tranquilos, sabendo que ele será acompanhado semanalmente”,

Segunda a filha do senhor Julio, Matilde de Oliveira, não temos carro a disposição para levar meu pai às consultas médicas, as vezes que precisamos urgente tenho que fazer contato com minha filha para transportá-lo, e nem sempre os horários de trabalho dela possibilita a saída. “Com a visita domiciliar feita pela equipe ESF, fica mais fácil para toda família, inclusive para meu pai. O atendimento médico em casa é excelente”, declarou Matilde.

A equipe que acompanhamos é composta pelo médico clinico geral, Igor Tietz, a enfermeira, Rosangela Fleck,a técnica de enfermagem, Sandra Mateus e Agente Comunitária de Saúde, Solange de Moraes. Essa equipe cuida da aérea começando no posto, até praça do 5º Bec e uma parte dos bairros próximos da Unir.

De acordo com a equipe ESF da Unidade Básica de Saúde Vitalina Gentil (do bairro São José), em média a equipe realiza cinco visitas por vez, chegando a vinte visitas mês.

Quando surgiu o Programa de Agentes Comunitários de Saúde?

O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS, no Brasil teve início em junho de 1991, sendo precursor do PSF. Em 1994, foram formadas pelo Ministério da Saúde as primeiras equipes do Programa Saúde da Família (PSF), também denominado Estratégia Saúde da Família (ESF), que desempenham no município de Vilhena o papel estratégico para consolidação do Sistema Único de Saúde – SUS, favorecendo acesso aos usuários, criando um processo de atenção continuada. A ESF é composta por médico, enfermeiros, Agentes Comunitários de saúde, técnico de enfermagem, motorista.

Semcom

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas