O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) participou ontem de audiência no palácio Jaburu com o presidente da república em exercício, Michel Temer e o ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, tratando de diversas questões relacionadas ao desenvolvimento do Estado de Rondônia.
Nilton Capixaba, disse a Michel Temer que os empresários prestadores de serviços ao governo federal em Rondônia estão fechando as portas em razão da falta de repasse dos recursos federais destinados às obras que estão em execução, referentes aos anos de 2012, 2013 e 2014. O governo federal alegou em diversas vezes a falta de aprovação do Orçamento Geral da União, mas, o Congresso Nacional já aprovou e não existem mais desculpas para efetuar o pagamento pelos serviços prestados.
“Os empresários não sabem mais o que fazer no meu estado, estão falindo em razão do descumprimento do governo federal, no que se refere ao repasse dos recursos para o término das obras”, frisou.
Capixaba disse ao presidente em exercício que os prefeitos vão regularmente ao seu gabinete solicitar recursos oriundos das suas emendas individuais objetivando um maior desenvolvimento social e ofertar melhor qualidade de vida a população, mas, os projetos são apresentados, aprovados, empenhados e na hora do pagamento, os atrasos emperram e inviabilizam todo um planejamento. “É preciso reverter essa situação”, disse.
O parlamentar solicitou ainda a liberação de recursos para a Universidade Federal de Rondônia que se encontra sem recursos para pagamentos de serviços prestados, material permanente ou até mesmo para execução de pequenas tarefas e até o momento não houve repasse de verbas destinadas à educação superior. No mesmo patamar se encontra o próprio governo do estado que aguarda os recursos federais que foram destinados à saúde com a implementação de novos projetos para o setor.
Com o ministro chefe da Viação Civil, Eliseu Padilha, Nilton Capixaba solicitou prioridade na ampliação dos aeroportos de Cacoal, Vilhena e Ariquemes e construção de pistas e terminais em Ji-paraná.
O presidente em exercício Michel Temer reconheceu as dificuldades apontadas pelo parlamentar e garantiu que vai providenciar o pagamento das emendas individuais atrasadas e solicitar o empenho das novas emendas, inclusive das IFROS (Escolas Técnicas Federais) existentes em vários municípios do Estado.
Capixaba saiu da audiência confiante nas providências do presidente em exercício Michel Temer e do ministro chefe da aviação civil, Eliseu Padilha que se sensibilizaram com a situação caótica pela qual se encontra o Estado de Rondônia nesses setores tratados na audiência.
Assessoria