No dia 1ª de junho de 2015, iniciando a “Semana do Meio Ambiente” alunos da turma menor aprendizes do SENAC prestigiaram a palestra ministrada pelo professor Claudionor Ferreira de Moraes – Coordenador do Projeto Revitalização e Preservação do Rio Pires de Sá na Escola Zilda da Frota Uchôa, após a palestra alunos e autoridades visitaram as nascentes do Rio Pires de Sá, puderam constatar o retorno das águas, que após 15 anos retidos no subsolo, eclodiram banhando o solo árido. Este fato aconteceu pela recomposição das matas ciliares, através do plantio de mudas nativas, pelos alunos da Escola Zilda, durante 7 anos.
O evento contou com a presença do gerente do SENAC – Marcelo Rafael Oliveira, Diretor da escola Zilda – Prof. Antônio Carlos Nogueira, Engenheiro Agrônomo – Vertelo, Sandra Melo – SEMMA, Prof. Claudionor Ferreira de Moraes, Prof. Ana Neri Marques Paula Assis, Prof. Silvana Afonso, Prof. Ricardo do SENAC e o Prof. Gilson Carlos Ferreira – assessor do Deputado Luizinho Goebel.
O projeto é desenvolvido pela Promotoria de Justiça de Vilhena desde novembro de 2006, em parceria com a Seduc, Semed, Sedam, Emater, Embrapa, Ibama e Semicam, coordenadores de projetos pedagógicos de escolas estaduais e municipais, além de engenheiros agrônomos, florestais, químicos, biólogos e profissionais liberais.
As mudas para a revegetação das nascentes dos rios foram cultivadas no viveiro da Escola Estadual Zilda da Frota Uchôa, onde grande parte destas foi plantada pelos próprios alunos.
O trabalho de revitalização prevê além da recuperação das nascentes a preservação dos lençóis freáticos que abastecem a cidade.
Assessoria Senac