A produção agroecológica de Rondônia será destacada, anualmente, entre os dias 14 e 20 de junho. A ação foi estabelecida pela Lei 3.566, criada pelo deputado estadual Lazinho da Fetagro, e sancionada pelo governador Confúcio Moura, no início de junho. A Lei institui a Semana Estadual de Incentivo à Agroecologia.
O objetivo da Semana é fomentar a conscientização à prática e consumo de produção agroecológica para a sociedade. Além disso, permitir, por meio de palestras, a assistência técnica e outras ferramentas necessárias aos que se dedicam à agroecologia em Rondônia.
Durante a Semana Estadual de Incentivo à Agroecologia, poderão ser desenvolvidas campanhas com o objetivo de informar a população sobre a importância do tema, principalmente em relação à biodiversidade na produção orgânica, na biodinâmica, no sistema agroflorestal e quanto ao uso, manejo e conservação.
A data proposta para a realização da Semana coincide com o Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro. A ideia é que a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri) fique autorizada a realizar as campanhas.
Assessoria