Com objetivo de auxiliar, acompanhar e dar assistência as gestantes durante esse período tão especial e único, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Rede Cegonha em parceria com os alunos da residência multiprofissional em obstetrícia, da residência multiprofissional em Atenção a Saúde Mental, e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), está promovendo todas as terças-feiras no auditório do Hospital Regional, às 15h, oficinas para novas mamães.
De acordo com a coordenadora da oficina, a enfermeira Therly Lopes Zoche, essas oficinas tem objetivo de trazer esclarecimentos, tirar dúvidas e orientar as novas mamães. “Queremos criar uma nova história (aproximando a vinculação da mãe, ambiente hospital e maternidade municipal) durante as oficinas iremos abordar diversos temas relevantes à gestação. Queremos que mães aprendam de forma correta e eliminem seus temores, parto, pós-parto, relacionamento com bebe, amamentação. Faremos um agendamento e todas elas terão a oportunidade de conhecer de perto a maternidade municipal”.
A primeira oficina aconteceu na terça-feira 16 de junho, as gestantes tiveram a oportunidade de assistir um filme emocionante que abordou o tema sobre Renascimento do Parto. Essas oficinas estão abertas tanto para as grávidas que fazem pré-natal pelo SUS ou no particular e representam um momento de crescimento e de muito aprendizado. Nesta semana o tema do encontro foi “Vinculo mãe/bebê (expectativas e depressão pós parto), com psicólogos do NASF, às 15h no auditório do Hospital Regional.
As gestantes participantes das oficinas ainda terão aulas de automaquiagem, e sessão de fotos. Interessadas devem procurar a enfermeira Therly, no Centro de Referência em Saúde da Mulher e da Criança (CRESAMC), ao lado do Hospital Regional.
Casa de parto Normal
O prefeito Zé Rover e o secretário de Saúde, Vivaldo Carneiro relembraram que em janeiro deste ano o Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançaram em rede nacional uma campanha que estabelece normas para estimulo do parto normal e consequente redução de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar. “Essa é uma das nossas metas esse ano, diminuir o número de cesarianas realizadas em Vilhena. Nosso investimento maior é a construção de um local apropriado para realização do parto normal em diversas formas”.
O Centro de Parto Normal, que está em construção, está localizado na Avenida Rony de Castro, nos fundos do Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira. A obra em parceria com a União, com contrapartida do município, está estimada no valor de R$ 518.630,80.
Toda a estrutura do local está sendo preparada para essa realidade do parto normal humanizado. “As mamães terão toda estrutura nesse local para esse momento tão especial na vida de toda mulher. Esse momento é um momento mágico não somente para mulher, mas para toda família. A chegada de uma criança no meio da família significa novas expectativas, novos sonhos, muita alegria”, declarou o prefeito.
Números de cesarianas no município
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde-Semus em 2014, dos partos realizados 80% foram cesarianas e 20% parto normal. Já no primeiro quadrimestre de 2015, conseguimos através de palestras e conscientização diminuir os números de cesáreas, passamos de 20% de partos normais para 34% isso resulta na saúde da mulher e do bebê. Um dos objetivos dessa oficina é justamente reduzir os números de cesarianas e trazer mais qualidade a saúde da mulher.
Rede Cegonha
A Rede Cegonha é uma rede de cuidados que assegura: às mulheres: o direito ao planejamento reprodutivo, a atenção humanizada à gravidez, parto, abortamento e puerpério, às crianças: direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudável.
Semcom