Foi aberta nesta quarta-feira (10), na Secretaria Regional do Tribunal de Contas de Rondônia em Vilhena, a primeira etapa do Curso de Orientação sobre a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde, ação realizada pelo TCE-RO, por meio da Escola Superior de Contas (Escon), visando repassar conhecimentos aos conselheiros municipais responsáveis pela fiscalização de recursos nessa área.
Iniciando o evento, o conselheiro-substituto do TCE, Davi Dantas, instrutor do curso juntamente com o secretário regional de controle externo de Porto Velho, Moisés Rodrigues Lopes, enfatizou os objetivos da Corte de Contas rondoniense ao realizar o evento, especialmente o de fazer com que o trabalho dos Conselhos de Saúde seja ainda mais qualificado, resultando em melhor fiscalização e, consequentemente, maior alcance social.
“O membro do Conselho de Saúde é um agente essencial no processo de fiscalização, porque sua ação contribui, e muito, para a boa aplicação dos recursos destinados à área de saúde, assegurando que o interesse público seja atendido. Mas é preciso trabalhar, fiscalizar de fato, exercer com eficiência essa função”, disse o conselheiro-substituto.
Também o instrutor Moisés Rodrigues destacou a necessidade da participação efetiva dos membros de conselhos, bem como da população nos conselhos sociais. “Não é apenas nas reuniões ordinárias, realizadas mensalmente, mas nas ações executadas pelo município voltadas à saúde”, disse o secretário regional.
PROGRAMAÇÃO
O Curso de Orientação aos Membros de Conselhos de Saúde realizado em Vilhena prossegue ao longo desta quarta-feira, encerrando-se na sexta-feira (12), totalizando 24 horas-aula. Os participantes terão direito a certificados expedidos pelo TCE/Escon.
A capacitação também será realizada no município de Cacoal, mais precisamente na Câmara Municipal, a partir da próxima segunda-feira (15). Para essa etapa as inscrições continuam abertas no portal do TCE (www.tce.ro.gov.br).
Assessoria