O Cônsul do Perú responsável pelos Estados do Acre, Rondônia e Matogrosso, Félix Gérman Vásquez Sóliz, chega nesta sexta-feira, 27, em Vilhena, para realizar atendimentos através do “Consulado Itinerante”, para emitir documentos a membros da colônia peruana residentes em todo o cone sul de Rondônia e norte do estado do Matogrosso.
O primeiro em chegar será o Secretário Geral Ricardo Vargas, ele estará atendendo os compatriotas no Hotel Vizon, na Avenida Celso Mazutti Nº 2395, no Bairro Bodanese, a partir desta quarta-feira, 27 de maio. Segundo a equipe do cônsul, a documentação atualizada é o primeiro passo para a naturalização, caso os peruanos residentes no Brasil desejarem realizar o procedimento. “Esta é a segunda visita, e o Consul e sua equipe estão conhecendo de perto os peruanos que residem em Vilhena e região, e já sabem que são mais de 100 famílias e nos estão ajudando a resolver questões de documentação”, disse Osias Labajos, porta voz do Cônsul.
O Secretário Geral do Consulado Ricardo Vargas, disse que com a regularização da documentação, os peruanos podem ter acesso a serviços básicos como saúde, educação e também todos os diretos trabalhistas brasileiros.
A grande maioria dos Peruanos precisam renovar principalmente o passaporte e a requisição dos antecedentes criminais do pais de origem para poder realizar a naturalização brasileira. Segundo Vargas, o atendimento do “Consulado Intinerante” encerra-se no dia sábado. O atendimento acontece no Hotel Vizon, localizado na Avenida Celso Mazutti No 2395, Bairro Bodanese.
O Consul Félix Gérman Vásquez Sóliz, será recebido pelo Prefeito José Luiz Rover para cumprir uma extensa agenda principalmente de visitas a alguns empresários que já realizam intercambio Comercial com o Perú. O Cônsul Peruano encontra-se desde segunda-feira 25 de maio em Rondônia, participando de eventos na Capital do Estado e participara a partir desta quarta feira do lançamento do Rondônia Rural Show no município de Ji-Paraná, acompanhando o Vice-Ministro de Comércio Exterior do Perú, que esta conhecendo as potencialidades econômicas do estado .
Autor: Osias Labajos