Acadêmicos de jornalismo da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), pelo segundo ano consecutivo, são finalistas na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), realizada durante o Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte – o Intercom Norte. O evento vai reunir estudantes, professores e pesquisadores entre os dias 28 e 30 de maio, na Uninorte Laureate, em Manaus.
Neste ano, Gustavo França, Jamille Batista e Jéssica Chalegra concorrem na categoria ‘Telejornalismo’, com o produto ‘Telemosaico – TV na teoria e na prática’ que foi divulgado pelo canal YouTube. Jamille explica que, mesmo o curso sendo carente de laboratórios de rádio e TV, não há empecilho de realizar uma produção nos moldes do que a televisão exige. Para este trabalho, os alunos utilizaram recursos de mídias locativas para simular o dia-a-dia de uma redação telejornalística.
Outra representante de Vilhena (cidade situada no Cone Sul do estado de Rondônia) é a acadêmica Leuzieni Lopes. A estudante concorre na categoria ‘Fotojornalismo’ e mostra em seu produto um olhar sobre os assalariados rurais com o trabalho ‘Plasticultores na cidade de Vilhena’. O objetivo principal deste trabalho, segundo a aluna, foi pesquisar e registrar, por meio de imagens, o cotidiano de trabalhadores rurais que se dedicam ao cultivo de hortaliças que abastecem a região.
Em 2014, a acadêmica Jamillle Batista foi vencedora na etapa regional, realizada em Belém, na categoria ‘Radiojornalismo’, com o programa experimental ‘Mosaico – Rádio na teoria e na prática’, que foi reproduzido durante um ano em parceria com a rádio Meridional FM.