Faltam dez (09) dias para o término da prorrogação concedida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) quanto à obrigatoriedade do uso do extintor de incêndio veicular do tipo ABC.
No dia 23 de março, o Contran havia concedido mais 90 dias para que os donos de veículos automotores adquirissem o novo equipamento de segurança. O prazo termina no dia 1º de julho, quando devem ser iniciadas as fiscalizações.
A decisão foi acatada devido à escassez do produto em todo o país. A mudança na lei se deu porque o extintor antigo, do tipo BC, é recomendado somente para combater incêndios relacionados com líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. Já o tipo ABC, além de combater inflamáveis, elétricos abrange também incêndios em madeira e tecidos, materiais comuns em carros.
LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO – De acordo com Código de Trânsito Brasileiro (CTB) o extintor é de uso obrigatório nos veículos e a infração é de natureza grave, gerando multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH do proprietário, além de medida da retenção do veículo para regularização. A validade do novo extintor é de cinco anos.
Fonte: AC 24 horas