O vereador Junior Donadon (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Vilhena, defendeu, na tribuna da Casa de Leis, durante sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira, 19, Projeto de Lei de sua autoria proibindo a propaganda política por meio de carro de som no período eleitoral.
O Projeto foi apenas lido, mas recebeu aval dos demais colegas parlamentares, e deve entrar em pauta na próxima sessão, quando deverá ser votado. Antecipadamente, vários vereadores se mostraram favoráveis à aprovação do projeto de Donadon.
Na tribuna da Casa, Junior Donadon fez explicações em defesa do projeto, argumentando que, após aprovado, trará resultados positivos à sociedade, evitando o abuso de poder econômico e a desigualdade financeira nas eleições.
O vereador afirmou que a questão não fere a legislação federal e que a regulamentação é atribuição do município, respeitando sua autonomia como ente da federação. “Na maioria das vezes, a sonorização ambulante com propaganda política é usado de maneira inadequada, interferindo diretamente na vida do cidadão, ao mesmo tempo em que gera o abuso de poder econômico, celeumas e dúvidas sobre sua correta utilização. Não podemos permitir que isso interfira na cotidiano do cidadão dentro da jurisdição do município”, salientou.
Para Junior Donadon, o Projeto de Lei será bem aceito na população, tendo como exemplo a proibição de pintura política em muros, evitando a poluição visual. Ele também citou Projeto de autoria do vereador Carmozino Taxista (SDD), que proíbe cavaletes, cartazes, bandeiras, bonecos e outros meios de propaganda eleitoral móvel nas vias públicas de Vilhena. “Em resumo, toda esta propaganda política só favorece os candidatos que têm poder aquisitivo melhor, deixando em desigualdade os demais candidatos que disputam do processo eleitoral. Esperamos que o Projeto seja aprovado pela Câmara e tenha amparo da sociedade vilhenense”, ressaltou.
Ainda, na sessão, Junior Donadon adiantou também que, nas próximas sessões, vai propor a proibição de duas questões interessantes que vão complementar este projetos: a proibição de adesivos políticos em veículos e a entrega, sem autorização, de folhetos de todo tipo de propaganda eleitoral nas caixas dos correios nas residências.
Os Projetos de Donadon foram elogiados por seus colegas de parlamento. Carmozino Taxista adiantou que vai votar à favor do Projeto. “Tenha certeza que a população vai parabenizar essa atitude, que tem por intuito melhorar o processo político em Vilhena”. José Garcia (DEM) salientou que a mudança na legislação vai propiciar uma campanha limpa. “O voto tem que ser conquistado”, frisou. Na opinião da vereadora Maria José da Farmácia (PDT), o Projeto vai trazer ética, caráter nas eleições, além de propor de forma igualitária na campanha política. Por sua vez, a vereadora Valdete Savaris (PPS) diz que a questão vai eliminar a poluição visual e sonora. “O candidato terá que trabalhar com transparência”, ponderou.
Assessoria