O gerente de Educação Física e Desporto Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ítalo Aguiar, informou nessa segunda-feira (4), à secretária Fátima Gavioli as sedes das fases nacionais dos Jogos Escolares da Juventude de 2015.
Segundo Aguiar, Fortaleza (CE) sediará a etapa infantil, de 12 a 14 anos, no período de 3 a 12 de setembro; enquanto que Londrina (PR) receberá a etapa juvenil, de 15 a 17 anos, entre 12 e 21 de novembro.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Conforme Ítalo Aguiar, cada etapa reúne mais de 6 mil pessoas, entre elas cerca de 4 mil jovens de todo o Brasil. “Trata-se da maior competição esportiva escolar do País”, aponta.
Anualmente, os Jogos Escolares da Juventude contemplam mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil.
A fase nacional, organizada pelo COB, desde 2005, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação e o Distrito Federal. Na faixa de 12 a 14 anos estarão em disputa medalhas em 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. O evento de 15 a 17 também terá 13 modalidades, sendo que o vôlei de praia entra no programa no lugar do badminton.
Em Rondônia, os jogos municipais estão sendo realizados em diversos municípios, e a orientação do coordenador de Educação Física Escolar, professor Expedito Santana, é para que os professores de educação física e técnicos de esportes coletivos procurem elevar o nível dos seus atletas, aproveitando o incentivo do governo do estado à prática esportiva escolar.
Fonte: Decom