A Polícia Federal que investiga uma organização criminosa suspeita de fraudar financiamentos do PRONAF, no estado de Rondônia, já conseguiu prender alguns integrantes nos municípios de Campo Novo do Parecis e Buritis.
Segundo informações extra-oficiais, as s investigações na região do Cone sul ainda continuam, pois o montante supera os 30 milhões de reais. Com isso, o Governador Confúcio Moura já determinou o afastamento de suas funções de alguns funcionários apontados no esquema.
Até o momento foram afastados 6 funcionários da EMATER no Cone Sul, e em Colorado do Oeste existe como destaque um Vereador que estaria inserido na organização criminosa, suspeito de fraudar financiamentos do PRONAF em prejuízo de pequenos produtores rurais.
Aceitando documentos falsos, “eles” facilitavam o recebimento de contratos de até R$ 50 mil, por propriedade. Enquanto o processo de financiamento costuma levar mais de um mês, nas agências suspeitas, a liberação de recursos demorava apenas quatro dias.
Os policiais federais cumprem mandados de condução coercitiva, com afastamentos de empregados públicos, sequestro de 20 veículos, mandados de busca e apreensão, além de bloqueios de contas correntes.
Crimes
Os suspeitos podem responder por associação criminosa, falsificação de selo ou sinais públicos, falsificação de documentos públicos, estelionato, peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Algumas agências bancárias do cone sul identificaram a fraude por meio de mecanismos de controle interno, logo encaminhado a noticia crime à Policia Federal para apuração da ação criminosa.
As agências bancárias do Cone sul já submeteram os empregados envolvidos a processos de apuração interna, que resultou em demissões e suspensões.
As agências ressaltam ainda que continuarão contribuindo integralmente para investigações da Polícia Federal.
Autor: Osias Labajos