Aconteceu na última sexta-feira, 24, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a formação continuada para os profissionais que atuam na Educação Infantil da rede municipal de ensino.
Na ocasião foi trabalhado o tema: “Práticas pedagógicas e o uso do livro didático na educação infantil”. A ação formativa contou com a parceria da editora FTD, motivada pela adoção da “Coleção Trenzinho” que será utilizada na rede pública municipal de Vilhena durante o ano letivo de 2015.
De acordo com o secretário municipal de Educação, José Carlos Arrigo, a adoção deste material didático representa mais um investimento que possibilita aos professores uma melhor intervenção pedagógica.
O secretário salientou ainda que, o livro didático não é única ferramenta pedagógica utilizada na Educação Infantil, pois o currículo deste segmento de ensino visa o desenvolvimento integral da criança. “Assim cabe ao professor desenvolver atividades lúdicas e criativas permeadas por experiências significativas para a primeira infância”, acrescentou.
Neste encontro de formação os professores tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecer outras atividades enriquecedoras da prática pedagógica.
A professora Camila Lessa, de Porto Velho, que coordenou o encontro de formação, aproveitou a oportunidade para conhecer as escolas municipais de Vilhena; visita esta que rendeu a seguinte afirmação: “Estou encantada com a organização, criatividade e qualidade do trabalho oferecido aqui em Vilhena. Realmente é muito diferente do que ocorre nas demais cidades do Estado, vocês estão no caminho certo”, elogiou a professora.
A gerente pedagógica LysaniaFrissélli, responsável pela Educação Infantil na SEMED, avaliou a formação como produtiva, visto que colaborou para esclarecimentos de dúvidas sobre o uso do material e ainda sobre possíveis adaptações, “o material que oferece uma seqüência didática interessante para o trabalho com as crianças de 3 a 5 anos de idade”.
Assessoria