Terça-feira, 20 de maio de 2025 - [email protected]

Sistema online de declaração de rebanhos já registra 38% de adesão; atualização obrigatória encerra dia 31 de maio


O governo de Rondônia reforça o alerta aos produtores rurais que ainda não realizaram a atualização cadastral de seus animais de produção: o prazo para adesão à campanha de declaração obrigatória de rebanhos encerra no dia 31 de maio. A regularização é fundamental para manter o controle sanitário e garantir a rastreabilidade do rebanho estadual. Para facilitar o cumprimento da obrigação, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) disponibiliza o acesso digital, em seu site, que permite a realização da declaração de forma rápida e segura, sem a necessidade de deslocamento até uma unidade física da Agência.

Além de concentrar os dados agropecuários, por meio de inteligência analítica e registro referente aos processos de produção agrícola, o sistema online da Idaron facilita a tomada de decisões, tanto pelo governo de Rondônia quanto pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), quanto a elaboração de estratégias para promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio, a exemplo das ações de vigilância que a Idaron vem executando para reduzir o risco de ocorrência da Influenza Aviária nos plantéis avícolas do estado.

De acordo com o o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, com acesso à internet, o produtor pode efetuar a atualização diretamente no site oficial da Idaron, contando com um sistema intuitivo que agiliza o processo e contribui para o fortalecimento das ações de vigilância sanitária no estado. “O sistema online da Idaron já tem bom desempenho entre os produtores e já concentra mais de 38% das declarações já registradas. A estimativa é que o número de declarações online supere as registradas no último ano”, acentuou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, essa evolução centrada na tecnologia da informação, decorre dos investimentos feitos pelo governo estadual para aprimorar ainda mais a integração com o produtor rural. “Já investimos cerca de R$ 80 milhões, tanto em tecnologia quanto em infraestrutura e logística no setor, o que possibilita maior conexão da Idaron com o homem do campo”, ressaltou.

- Anúncio publicitário -

Conforme o diretor executivo da Idaron, Licério Corrêa Magalhães, “a implementação do sistema online tem contribuído para aumentar a produtividade e reduzir os custos ao pecuarista, visto que ele já não precisa gastar com deslocamento para declarar os rebanhos nem resolver problemas relacionados a documentos e registros simples”, explicou.

DECLARAÇÃO ANUAL 

A declaração de rebanhos é feita em duas etapas anuais, em maio e em novembro, e é obrigatória para criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos e aves. Lembrando que os produtores que deixam de declarar são impedidos de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) até que atualizem a situação cadastral junto à Idaron. Tem dúvidas de como declarar pela internet? Clique aqui e saiba como declarar.

 

Governo de Rondônia

- Anúncio publicitário -

Polícia Civil deflagra a operação ‘Al Capone” no combate à lavagem de dinheiro

  Nesta terça-feira (20), a Polícia Civil de Rondônia, por...

Laudo técnico aponta fissuras que oferecem riscos à segurança em ponte sobre o Rio Candeias, em RO

Um laudo técnico feito pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (CREA-RO) apontou que a ponte sobre o rio Candeias, em Candeias...

Início da colheita do café evidencia compromisso do governador Marcos Rocha com avanço da cafeicultura

  O fortalecimento do setor produtivo de Rondônia com investimentos estratégicos na cafeicultura tem consolidado as ações do governador de Rondônia, Marcos Rocha, para o...

Governador Marcos Rocha destaca políticas de inovação que colocam Rondônia na liderança do país

    Com uma gestão voltada à inovação e ao fortalecimento da economia, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, tem conduzido o estado a resultados expressivos...
Pular para a barra de ferramentas