A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informou nesta quinta-feira (19), que Porto Velho contabiliza, até o momento, seis notificações de infecção pelo vírus Mpox. Destas, quatro foram confirmadas e duas descartadas após investigação clínica e laboratorial.
Os atendimentos ocorreram no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron). Segundo a pasta, os pacientes passaram por avaliação médica, receberam orientações e permanecem em isolamento.
A Sesau também esclareceu que houve a notificação de um caso suspeito no Hospital Infantil Cosme e Damião. No entanto, o diagnóstico foi descartado para Mpox e confirmado como varicela.
Como ocorre a transmissão
De acordo com as orientações da Secretaria, a Mpox é transmitida principalmente por meio do contato direto com secreções presentes nas lesões de pele, como bolhas. Em situações mais raras, a transmissão pode ocorrer por secreções respiratórias ou pelo compartilhamento de objetos contaminados.

A principal medida de prevenção é evitar contato próximo com pessoas infectadas.
Quando procurar atendimento
A recomendação é que qualquer pessoa que apresente lesões características na pele — com ou sem febre — procure atendimento médico em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A Sesau reforçou que segue monitorando os casos por meio da vigilância epidemiológica e orientando a população sobre a importância da notificação e do acompanhamento médico.
Portal sgc

