O desafio da adaptação dos alunos novos na educação infantil começa antes do ano letivo, trazendo tranquilidade e confiança nesse momento único para crianças e pais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/L/a/SE3i6BQ6ikfgQDWNbj1Q/foto-1-materia-alunos-novos.jpeg)
Primeiro dia dos pequenos: tranquilidade e sinceridade são a chave de uma boa adaptação escolar — Foto: Arquivo FAVOO
Essas e outras dúvidas são muito comuns para os pais marinheiros de primeira viagem, e às vezes até para os de segunda ou terceira… Muitos sofrem com o momento da separação, e ficam temerosos em entregar seus bebês aos cuidados de “desconhecidos”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/J/g/64cz1qT3aAMsgpeKdKnw/foto-2-materia-alunos-novos.jpeg)
Pais acompanham filhos no primeiro dia de aula para adaptação na pré-escola na Favoo — Foto: Arquivo FAVOO
Na verdade, a adaptação escolar é um processo vivido não apenas pela criança, mas por todos os envolvidos. Na base dele, está a confiança, que precisa ser trabalhada para que os pequenos se sintam seguros e à vontade.

“A adaptação escolar é um processo natural da construção de vínculos entre a criança, a família e escola”, explica a coordenadora do ensino infantil da Favoo, Elisabet de Souza Araújo. Segundo ela, algumas posturas e atitudes vão determinar se o processo será mais ou menos difícil: “A tranquilidade e a sinceridade dos pais são a base para uma boa adaptação “.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/0/Q/iaWkiaRcCuc6mdsWwOBQ/foto-3-materia-alunos-novos.jpeg)
Alunos conhecem o ambiente, a fazendinha e os professores na companhia dos pais — Foto: Arquivo FAVOO
Algumas atitudes devem ser evitadas, e outras, reforçadas, seguindo sempre as orientações da equipe da escola. A ansiedade dos pais reflete na criança por isso é importante estar emocionalmente preparado, ser sincero e firme na hora da despedida e agir amorosa e positivamente.
“Sair escondido acreditando que será melhor para a criança, não é uma boa estratégia. Mesmo que a criança chore, os pais devem se despedir e tentar sair naturalmente. Provavelmente esse “naturalmente” será acompanhado de um coração partido e até algumas lágrimas, mas fiquem tranquilos, pois essa dor será cada vez menor. As crianças não devem ser enganadas, de forma a acreditar que vão a um determinado lugar, e não à escola. É importante que os responsáveis entendam que nos dias de adaptação o choro é normal e aparece pela dor da separação e não por uma recusa em relação à escola.”, esclarece Melissa Marques de Oliveira, a psicóloga escolar da Favoo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/n/W/mMMhBESuWnk76lvhRV6g/foto-4-materia-alunos-novos.jpeg)
Pais recebem orientações para minimizar dificuldades de adaptação dos pequenos — Foto: Arquivo FAVOO
Para tornar esse processo menos difícil, a Favoo criou um protocolo de acolhimento das famílias com seus pequenos que acontece antes do primeiro dia de aula, quando a família recebe orientações e a criança será apresentada ao novo ambiente, e aos novos “cuidadores”, na presença dos pais. Isso inclui os professores das demais disciplinas, como música e educação física, e os profissionais de apoio, como os zeladores, equipe de pátio, equipe de manutenção da fazendinha, etc.
“Disso resulta que a criança se sente segura em criar vínculos com essas pessoas que são para ela estranhas, pois seus próprios pais as estão apresentando”, explica a coordenadora. “Como resultado dessa prática, a cada ano observamos menos choro e angústia nos pequenos. Muitas vezes quem sai chorando são os pais, ao verem como estão felizes e independentes seus filhos ao se despedirem deles”, brinca.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/A/a/ITjEfsTfCHqO0IfqBe7g/foto-5-materia-alunos-novos.jpeg)
Campus da escola e faculdade Favoo em Vilhena: área de 60 mil m2 tem complexo esportivo com quadra de beach tênis, campo de futebol, ginásio coberto, 2 auditórios, 2 bibliotecas, fazendinha e um moderno Hub de inovação recém-inaugurado. — Foto: Arquivo FAVOO
Sobre a Favoo, uma cooperativa educacional
Fundada em 2006, a Cooperativa Educacional de Vilhena é mantenedora da escola e da faculdade Favoo, com mais de 1.100 alunos. Desde 2019 é campeã no Enem no Estado e desde 2012 no município de Vilhena. Devido ao formato de cooperativa, a instituição reinveste todo seu resultado financeiro em infraestrutura e treinamento, o que garante o altíssimo nível de qualidade educacional e das instalações. Em parceria com a Sicoob Credisul, a Favoo acaba de inaugurar um Hub que passa a compor o campus da escola e faculdade, que ocupa uma área total de 60 mil metros quadrados.
Por: g1

