O ano de 2024 marcou mais um avanço para o desenvolvimento econômico de Rondônia. Sob a liderança do governador Marcos Rocha, o estado alcançou um novo recorde histórico na abertura de empresas: 26.434 novos negócios formalizados, superando a melhor marca anterior, de 2021, que havia registrado 26.015 empresas abertas. O crescimento foi de 4,1% em relação a 2023, fazendo de Rondônia como um dos estados mais dinâmicos e atrativos para empreender na região Norte.
Para o governador Marcos Rocha, o resultado reflete o esforço contínuo de sua gestão em criar um ambiente de negócios moderno, simples e eficiente. “Desde o início do nosso governo, temos trabalhado para reduzir a burocracia, investir em tecnologia e facilitar a vida de quem quer empreender em Rondônia. O resultado está aí: recorde atrás de recorde na abertura de empresas”, destacou o governador.
*MODERNIZAÇÃO QUE GERA RESULTADOS*
Um dos grandes responsáveis por esse avanço é o sistema Empresa Fácil RO, implantado e aprimorado ao longo da atual gestão. A plataforma permite que o empreendedor abra sua empresa de forma totalmente digital, com processos de deferimento automático para grande parte dos casos, sem a necessidade de análise manual.
De acordo com os dados de junho de 2025, o tempo médio para abertura de uma empresa em Rondônia caiu para 3 horas e 12 minutos, mais de três vezes mais rápido que a média nacional, que é de pouco mais de 10 horas. O desempenho coloca Rondônia entre os estados mais ágeis do Brasil em registro empresarial.
Segundo o presidente da Junta Comercial de Rondônia (Jucer), Clebio Billiany, o resultado é fruto de um trabalho integrado para tornar Rondônia cada vez mais competitivo no cenário nacional. “Estamos investindo em tecnologia, capacitação de servidores e na simplificação de processos. O objetivo é continuar oferecendo aos empreendedores um ambiente de negócios moderno, ágil e seguro”, afirmou.
A modernização da Jucer segue avançando. O governo já iniciou testes com Inteligência Artificial (IA) para acelerar ainda mais os processos de registro empresarial. “Estamos investindo em tecnologia para tornar Rondônia uma referência em ambiente de negócios. Nossa meta é oferecer agilidade, segurança jurídica e menos burocracia para quem quer investir no nosso estado”, reforçou o governador.
Outro destaque da gestão é a redução de até 93% nos custos médios de abertura e regularização de empresas, além da dispensa de licenciamento para atividades de baixo risco, garantindo mais facilidade para pequenos empreendedores. Atualmente, entre 1.143 e 1.259 atividades já estão dispensadas de licenciamento por órgãos como a Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros, tornando o processo ainda mais acessível.
Da redação