Domingo, 17 de agosto de 2025 - [email protected]



Domingo, 17 de agosto de 2025 - [email protected]







Domingo, 17 de agosto de 2025 - [email protected]



Domingo, 17 de agosto de 2025 - [email protected]



Primeiro Hospital Universitário de Rondônia: veja o que já se sabe


- Advertisement -


Cerimônia de assinatura do acordo para construção do primeiro hospital universitário de porto velho e rondônia — Foto: Anderson Parente/ Eduardo Freitas

Porto Velho vai receber o primeiro Hospital Universitário. A unidade terá 150 leitos e será integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), com atendimento gratuito à população. O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) foi assinado na última semana durante visita do presidente Lula a Rondônia.

Apenas três estados no país ainda não possuem hospital universitário e todos eles ficam na região Norte: Rondônia, Acre e Roraima.

O acordo para construção foi assinado entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a Prefeitura de Porto Velho. (entenda o papel de cada uma abaixo)

A assinatura aconteceu durante uma visita do presidente Lula em Porto Velho. Em sua fala, ele defendeu investimentos em educação, ciência e formação profissional, além de afirmar que deve voltar em breve.

“E eu vou voltar aqui se Deus quiser para inaugurar o hospital universitário”, prometeu.

Como funciona o acordo?

 

O acordo estabelece que a Prefeitura de Porto Velho é a responsável por comprar e doar o prédio onde deve funcionar o Hospital Universitário. Após a aquisição, o Ministério da Educação (MEC) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) investirão em obras, instalação de equipamentos e ampliação, destinando R$ 85 milhões anuais para custeio.

hospital será integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, a população poderá ter acesso aos serviços de forma gratuita.

O papel da Unir é oferecer o apoio acadêmico e institucional. A unidade vai funcionar como um centro de ensino, pesquisa e extensão para os estudantes de medicina, enfermagem e outras áreas da saúde.

A Ebserh, ligada ao MEC, será responsável por acompanhar todas as etapas do projeto. A empresa administra 45 hospitais universitários em todo o país.

G1RO

- Advertisement -





Noticias

Pular para a barra de ferramentas