Sexta-feira, 16 de maio de 2025 - [email protected]

Projeto aumenta pena para feminicídio cometido contra a própria mãe


O Projeto de Lei 908/25 aumenta em 1/3 a pena para o crime de feminicídio ser for praticado contra a mãe, com dolo (intenção) ou dolo eventual – ou seja, quando o agente assume o risco de produzir o resultado e não age de modo a evitá-lo.

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto inclui a medida no Código Penal, que prevê pena de reclusão de 20 a 40 anos para o crime de feminicídio.

- Anúncio publicitário -

“O homicídio de ascendente direto, especialmente da própria mãe, caracteriza-se como uma das condutas de maior reprovação social, por violar não apenas o direito à vida, mas também os valores morais e afetivos que estruturam o núcleo familar”, justifica o deputado Messias Donato (Republicanos-ES), autor da proposta.

O texto também inclui o homicídio doloso contra a mãe, por sua condição materna, na Lei dos Crimes Hediondos.

- Anúncio publicitário -

“O ordenamento jurídico já prevê qualificadoras para o crime de homicídio que o tornam hediondo, contudo, a proposta visa assegurar a aplicação da penalidade máxima nos casos em que a vítima for a mãe do agente, independentemente de outras circunstâncias qualificadoras”, afirma Messias Donato.

“A inclusão expressa dessa conduta como crime hediondo resulta em maior rigor no cumprimento da pena, vedando a concessão de benefícios penais como anistia, graça, indulto e progressão de regime nos termos da legislação vigente”, acrescenta.

Próximos passos
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania; e pelo Plenário. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada por deputados e senadores.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Assistência técnica e políticas de desenvolvimento agropecuário reforçam atendimento a produtores rurais de Rondônia

As ações executadas pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica...

Caciques são presos durante operação contra garimpo ilegal em terra indígena de RO

Dois caciques foram presos pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (15), na Terra Indígena Sete de Setembro, em Ji-Paraná (RO), suspeitos de envolvimento com atividades...

Governo de RO promove melhorias na RO-485 saindo de Colorado do Oeste até Corumbiara

As obras começaram no entroncamento da Rodovia-485 no município de Colorado do Oeste, seguindo por 33 quilômetros passando por importante locais como o distrito...

Investimentos para Iniciantes: Da Poupança às Criptomoedas

Dar o primeiro passo no mundo dos investimentos pode parecer desafiador — principalmente para quem foi acostumado a deixar o dinheiro parado na poupança....
Pular para a barra de ferramentas