Anúncio Responsivo


Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 - [email protected]







Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 - [email protected]


Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 - [email protected]

Amanda Areval é eleita delegada para Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Rondônia


- Advertisement -


Evento definirá políticas públicas para o setor em todo o Estado e deve acontecer em dezembro

A vereadora Amanda Areval, representando Vilhena, foi eleita delegada para a etapa estadual da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CNDRSS). O evento é um dos principais espaços de diálogo para a construção de políticas públicas voltadas ao meio rural brasileiro e a etapa de Rondônia deve acontecer em dezembro.

- Advertisement -

Amanda participou da Etapa Territorial Cone Sul da Conferência, realizada no auditório do IFRO de Colorado na última semana, junto de sua equipe, o assessor de comunicação Herbert Weil e a chefe de gabinete Margarete Arruda. Todos foram eleitos delegados para a próxima fase do evento após terem propostas aprovadas em três eixos temáticos diferentes.

A 3ª CNDRSS é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA) e organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). O processo de construção das propostas é dividido em etapas, garantindo a participação de diversos segmentos da sociedade, como movimentos sociais, organizações de agricultores, representantes do governo e da academia. Em Rondônia, foram realizadas seis etapas territoriais e uma estadual, que elegerá os delegados para a etapa nacional.

Os debates da conferência estão organizados em cinco eixos temáticos principais: agricultura familiar e mudanças climáticas; reforma agrária; agroecologia e produção sustentável; cidadania e direitos no campo; e governança das políticas públicas. Além desses, três eixos transversais são tratados: a autonomia das mulheres rurais, a emancipação da juventude do campo e a valorização dos povos e comunidades tradicionais.

A vereadora Amanda Areval celebrou a oportunidade de contribuir com o debate. “É uma honra poder levar as propostas de Vilhena e de toda a região do Cone Sul para a discussão estadual. O futuro do nosso campo e da nossa agricultura familiar depende diretamente da construção de políticas públicas sólidas e participativas, e é exatamente isso que estamos fazendo aqui”, afirmou.

O evento de Colorado foi presidido pelo sociólogo e delegado em Rondônia do MDA, Olavo Nienow. Ele destacou a importância da participação popular. “A Conferência é a prova de que a democracia se fortalece quando o povo tem voz. As propostas que surgem desses encontros são a base para a formulação das políticas públicas do Ministério. O relatório final será um guia para os próximos anos, visando o fortalecimento da agricultura familiar, a promoção da agroecologia e a adaptação às mudanças climáticas, entre outros pontos cruciais”, explicou.

Ao final do processo, um relatório com todas as propostas aprovadas será elaborado e servirá como base para a formulação das políticas públicas do MDA nos próximos anos. O objetivo é fortalecer a agricultura familiar, promover a agroecologia, melhorar o acesso à terra e avançar na participação social e democrática no campo.

Esta é a terceira vez neste ano que Amanda é eleita delegada para representar Vilhena e Rondônia em conferências nacionais. As duas primeiras foram do Meio Ambiente e de Políticas para as Mulheres, já realizadas em Brasília.

Texto e fotos
Assessoria

- Advertisement -





Noticias

Pular para a barra de ferramentas