Nesta sexta-feira, em Corumbiara, ocorreu a inauguração oficial da RO-370, popularmente chamada de “Rodovia do Boi”. A via liga o Trevo da Pedra a Corumbiara, passando por importantes áreas produtoras, e representa um marco para o desenvolvimento regional. A Folha de Vilhena cobriu o evento.
A obra, considerada um dos investimentos mais relevantes da gestão do governador Marcos Rocha no Cone Sul, recebeu elogios pela qualidade do asfalto. A nova pavimentação é apontada como estratégica para o escoamento da produção agropecuária, funcionando como uma “veia de exportação” que conecta municípios como Pimenteiras do Oeste, Corumbiara, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Cabixi e Chupinguaia aos portos de Porto Velho, no rio Madeira. De lá, as cargas seguem para mercados da Europa e Ásia.
A região faz parte do Vale do Guaporé, reconhecido entre as três áreas de maior fertilidade e qualidade de solo do Brasil. Além da produção expressiva de soja, milho e bovinos, estudos indicam que há mais de meio milhão de hectares de pastagens degradadas, abertas há mais de 40 anos, aptas para mecanização, o que amplia o potencial agrícola local.
A pavimentação da RO-370, também chamada de “Rodovia do Progresso”, consolida o Cone Sul como referência no agronegócio rondoniense, abrindo novas oportunidades de crescimento econômico e aumentando a competitividade da região no mercado nacional e internacional.
Folha de Vilhena