Os 52 municípios de Rondônia receberam em 2024 mais de R$ 142.7 milhões do governo de Rondônia para aplicar na saúde. Um aumento de 1.837,34%, em comparação a 2019, quando foi transferido um pouco mais de R$ 7.3 milhões. A evolução da quantidade de dinheiro repassado mostra o compromisso do governador Marcos Rocha com uma gestão que prioriza serviços de saúde mais próximos do cidadão, mais ágil e com mais qualidade. Os recursos enviados integram a política estadual de fortalecimento da atenção primária e descentralização dos serviços de saúde.
O governador Marcos Rocha destaca que o governo de Rondônia tem o compromisso de ser parceiro dos municípios para oferecer uma saúde pública mais digna para a população. ‘‘O governo está cada vez mais colocando recurso nos municípios por entender a necessidade de melhorias, e esse grande volume de repasses está dando condições para apoiar a população rondoniense em todos os municípios a cuidar da saúde e recuperar a qualidade de vida’’, considera.
*BENEFÍCIOS*
Os repasses têm sido aplicados na manutenção de unidades básicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), aquisição de insumos, assistência farmacêutica, execução de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, além de viabilizar programas especializados como atendimento em leitos de UTI (com destaque para UTI Tipo II), hemodiálise, cirurgias ortopédicas, urológicas, ginecológicas e gerais, bem como o apoio ao SAMU e às ações voltadas à saúde da mulher e da criança. Os investimentos viabilizam também cirurgias em diversas regiões do estado. Além de possibilitar a contratação de serviços em hospitais filantrópicos e conveniados, acelerando o atendimento e desafogando as filas de espera.
Da redação