Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 - [email protected]








Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 - [email protected]

Caciques são presos durante operação contra garimpo ilegal em terra indígena de RO


- Advertisement -


Dois caciques foram presos pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (15), na Terra Indígena Sete de Setembro, em Ji-Paraná (RO), suspeitos de envolvimento com atividades de garimpo ilegal. A “Operação Olhos Fechados” contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Segundo a PF, o principal objetivo da operação é apurar o possível envolvimento de lideranças indígenas que faziam “vista grossa” em troca de vantagens financeiras, além de combater os crimes de desmatamento, garimpo ilegal e associação criminosa na Terra Indígena Sete de Setembro, situada entre os estados de Rondônia e Mato Grosso.

Ainda de acordo com a PF, as investigações tiveram início ainda em 2024, após uma tentativa de fiscalização em uma área de garimpo ilegal. Na ocasião, o cacique de uma das aldeias demonstrou resistência quando os policiais tentaram acessar um dos garimpos.

- Advertisement -

As apurações identificaram o possível envolvimento de indígenas na atividade ilegal, incluindo a participação nos lucros obtidos com o garimpo. Também foi verificada a expansão da área de exploração, com a presença ativa de garimpeiros no local.

Durante a operação, a PF cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão, sendo dois deles direcionados aos caciques. As ordens foram expedidas pela Vara Única da Subseção Judiciária Federal de Juína (MT). Duas pessoas estão foragidas.

- Advertisement -

No local, também houve uma prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e o cumprimento de um mandado de prisão que constava em aberto no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).

- Advertisement -


G1RO

- Advertisement -




Noticias


Pular para a barra de ferramentas