Sábado, 05 de julho de 2025 - fv@folhadevilhena.com.br


Sábado, 05 de julho de 2025 - fv@folhadevilhena.com.br






Sábado, 05 de julho de 2025 - fv@folhadevilhena.com.br



Sábado, 05 de julho de 2025 - fv@folhadevilhena.com.br

Netflix planeja expandir a seção de jogos no app


Não é novidade que a Netflix é o principal serviço de streaming. A marca é líder do mercado. Segundo os números divulgados pela empresa em janeiro de 2025, o serviço fechou 2024 com 301,6 milhões de assinantes no mundo, sendo 25 milhões no Brasil. O lucro do ano passado foi de US$ 1,87 bilhão.

Engana-se quem pensa que a Netflix está satisfeita. A nova meta dela é ampliar a seção de games. Embora muitos usuários não estejam cientes, essa aba está disponível desde novembro de 2021.

Fonte: Pexels

Estima-se que, somente no ano passado, os americanos tenham investido US$ 1 bilhão no setor. A Netflix adquiriu quatro estúdios de desenvolvimento de jogos e construiu outros três — dois nos Estados Unidos, na Califórnia, e um na capital finlandesa, Helsinque. Em 28 de março de 2025, a Forbes publicou informando que foram realizados aproximadamente 192 milhões de downloads dos games da Netflix para dispositivos móveis.

A empresa pretende desenvolver jogos que possam ser acessados pela televisão, e não mais somente por celulares ou tablets. O smartphone será utilizado como controle, e não como tela. Esse movimento acompanha um dado relevante: 70% dos assinantes utilizam a televisão como principal meio de consumo de conteúdo.

Mudança de hábito

O foco da Netflix em desenvolver jogos para TVs reflete uma mudança no comportamento dos consumidores. Antes, para jogar videogames era necessário ter um console e uma televisão. Posteriormente, os computadores passaram a ser a principal plataforma de jogos, exigindo, dependendo do título, máquinas com alto desempenho para uma boa experiência.

Atualmente, os smartphones se consolidaram como uma plataforma popular para jogos, ao permitir que qualquer pessoa, em qualquer lugar, possa jogar com apenas alguns toques na tela. Jogos como My Supermarket Simulator 3D se popularizaram e são uma forma acessível de entretenimento. Nessa mesma onda, surgiram também os chamados crash games, como o Mines, título encontrado nas plataformas de cassino online, cujo objetivo é simples: descobrir as estrelas em um tabuleiro sem acionar as minas.

A tendência é que a televisão desempenhe o mesmo papel dos smartphones, tornando-se também uma espécie de console. A Netflix acompanha a evolução do setor e investe para oferecer uma experiência de jogos integrada à TV.

Games disponíveis na Netflix

A plataforma tem uma variedade de games exclusivos (mais de 50 títulos disponíveis). Para jogar, não é necessário pagar nem realizar compras adicionais nas lojas de aplicativos.

Os jogos estão organizados em categorias como: ação, aventura, arcade, cartas, educativo, quebra-cabeça, RPG, simulação, esportes, estratégia e tabuleiro.

Reformulação total

Em 7 de maio deste ano, a multinacional anunciou mudanças significativas no aplicativo — tanto para dispositivos móveis quanto para a televisão. O aplicativo ganhará uma nova interface, com alterações no layout e na forma como as seções de filmes, séries e jogos são exibidas aos usuários.

A proposta é tornar a navegação mais fluida, simplificada e dinâmica, facilitando a busca por conteúdos e disponibilizando mais informações de forma simultânea.

Foto: Pexels

Além disso, a versão para dispositivos móveis passará por testes com o uso de inteligência artificial. O objetivo é tornar as sugestões de conteúdos mais precisas, adaptando-se ao humor e aos interesses do cliente.

Com a reformulação e a expansão dos jogos, a Netflix demonstra estar atenta às inovações tecnológicas, consolidando-se como uma referência no mercado global de streaming.



Noticias

Pular para a barra de ferramentas