Atividades têm como objetivo sensibilizar as crianças sobre os prejuízos ambientais e de saúde causados por esse tipo de prática
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), iniciou, neste mês de maio, uma rodada de palestras voltadas à conscientização sobre os impactos das queimadas.
Com o objetivo principal de sensibilizar, especialmente as crianças, quanto aos prejuízos ambientais e à saúde causados por essa prática, as ações começaram no dia 5 de maio e seguem até o dia 20, com palestras direcionadas aos alunos do ensino fundamental das redes municipal, estadual e particular.
As palestras estão sendo realizadas em diversos locais, incluindo o auditório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), parceiro da iniciativa que cedeu o espaço para as atividades, enquanto outras ocorrem diretamente nas unidades de ensino.
Além das apresentações conduzidas pela Polícia Ambiental, a programação conta também com a participação do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), que ministra palestras educativas sobre o tema.
Como parte da programação, uma exposição de animais taxidermizados, cedidos pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), ilustra os impactos diretos das queimadas sobre a fauna. A mostra destaca como esse fenômeno prejudica a biodiversidade e compromete o equilíbrio dos ecossistemas.
*Semcom*