Sábado, 24 de maio de 2025 - fv@folhadevilhena.com.br

Governo de Rondônia conquista Selo Ouro pelo avanço na alfabetização no estado


O investimento em formação e materiais pedagógicos, junto ao prêmio Excelência com Qualidade, beneficia escolas estaduais e municipais, consolidando o avanço da alfabetização

 Rondônia recebeu o Selo Ouro, do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, pelos avanços na política estadual de alfabetização no estado. Apenas 14 estados foram reconhecidos com o Selo, de acordo com o relatório divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), no dia 4 de dezembro. A premiação reconhece o trabalho desenvolvido pelo governo estadual, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na alfabetização de crianças, celebrando a evolução alcançada ao longo do ano. 

Em Rondônia, destaca-se o Programa de Alfabetização de Rondônia (Proalfa), instituído há 10 meses, que abrange formação, governança e boas práticas. O estado supera metas com mais de 2.400 professores capacitados; avaliações por meio do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero), criado em 2022; e o estabelecimento do Prêmio Excelência com Equidade, apoiando técnico e financeiramente 100 escolas da rede estadual e municipal.

Entre os critérios avaliados, Rondônia se destaca pelo alinhamento ao Compromisso Nacional, contemplando todos os eixos da política, como:Formação de educadores;Monitoramento por indicadores; eReconhecimento de boas práticas.

O investimento em formação e materiais pedagógicos, junto ao prêmio Excelência com Equidade, beneficia escolas estaduais e municipais, consolidando o avanço da alfabetização.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o reconhecimento demonstra o esforço coletivo em fortalecer a educação de base. “Rondônia prova que, com parcerias e gestão eficiente, é possível transformar a vida de milhares de crianças”, ressaltou.

- Anúncio publicitário -

Segundo a secretária adjunta da Seduc, Débora Rapôso, o reconhecimento nacional demonstra o comprometimento do governo de Rondônia com a Educação, que desde 2019, investiu quase 900 milhões de reais nos municípios. “Muitos foram os desafios superados esse ano e para 2025, serão implementadas mais ações que beneficiarão todos os alunos de Rondônia, matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental e sempre contando com as parcerias como é o caso do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO)”, destacou.

A secretária da Seduc, Ana Pacini, enfatiza o impacto do reconhecimento. “O Selo Ouro valida o comprometimento do governo estadual com a educação infantil e reforça o trabalho de uma política inclusiva, que já beneficia mais de 53 mil alunos e projeta melhorias para o próximo ano.”

Os próximos passos serão a ampliação da rede de formadores, além de aquisições de materiais de apoio e aperfeiçoamento da governança do Proalfa, chegando assim, ao amadurecimento da política estadual de alfabetização.

Fonte
Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia
- Anúncio publicitário -

Primeira friagem do ano deve atingir Rondônia na próxima semana

Uma intensa massa de ar polar está se aproximando...

Babau denuncia problemas no trânsito de Lábrea durante sessão plenária

Na sessão desta sexta-feira, 28 de março de 2025, no plenário da Câmara Municipal de Lábrea, o vereador Babau apresentou denúncias sobre a situação...

Vereador denuncia contratações irregulares na rede municipal de ensino

Na sessão ordinária realizada hoje, 28, o vereador Everton Maia (MDB) fez um pronunciamento veemente na Câmara Municipal, denunciando o que chamou de "contratações...

DNIT realiza vistoria técnica na BR-230/AM entre Lábrea e Humaitá

O prefeito de Lábrea, Gerlando Lopes, recebeu em seu gabinete, na última sexta-feira (21), uma comitiva do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do...
Pular para a barra de ferramentas