_Premiações serão divididas em duas categorias e envolvem tablet, patins, hoverbord, caixa de som e livros_
Com o tema “Com poesia e consciência, a mudança acontece”, a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) de Vilhena lançou o Concurso Cultural de Poemas, uma iniciativa que une arte, educação fiscal e cidadania. Voltado a alunos da rede pública de ensino, o concurso tem como objetivo despertar a consciência tributária e promover valores de participação social entre os jovens, por meio da expressão artística.
A ação contempla duas categorias: Categoria I: alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental; Categoria II: alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio. Cada escola poderá selecionar até três poemas por categoria, no período de 12 de junho a 15 de agosto, para envio à Secretaria Municipal de Educação (Semed) ou representação na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) até o dia 18 de agosto. Em seguida, entre os dias 19 e 27 de agosto, as secretarias farão a seleção dos 10 melhores poemas que serão encaminhados à Comissão de Avaliação da Educação Fiscal da Semfaz. A divulgação dos vencedores está marcada para 3 de setembro, e a premiação será realizada no dia 7 de setembro, durante o evento cívico da Proclamação da Independência.
Os autores dos melhores poemas de cada categoria receberão prêmios como tablets, patins, hoverboards e caixas de som JBL, além da publicação do poema na cartilha “Minha Nota tem Valor para Vilhena”. Os estudantes também participarão de uma visita guiada à Semfaz, ao gabinete do prefeito e à Câmara Municipal, conhecendo de perto a estrutura do poder público. As escolas dos alunos vencedores também serão premiadas com 40 livros literários, destinados ao enriquecimento do acervo das bibliotecas escolares e ao incentivo à leitura.
Segundo explicou Aline Moreira, presidente da comissão Minha Nota tem Valor para Vilhena, o concurso é parte do programa de Educação Fiscal do município, que busca formar cidadãos conscientes sobre a importância dos tributos e do controle social sobre os recursos públicos. Através da poesia, a Semfaz propõe uma forma criativa e sensível de refletir sobre o papel de cada cidadão na construção de uma sociedade mais justa.
*Semcom*