Segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026 - [email protected]







Segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026 - [email protected]

Amanda Areval é eleita delegada nacional para Conferência do Desenvolvimento Rural em Brasília


- Advertisement -


Vereadora representará o poder público de todo o Cone Sul de Rondônia levando propostas de leis e políticas públicas à capital federal

 

O fortalecimento da agricultura familiar de forma sustentável. Essa será uma das missões da vereadora Amanda Areval, de Vilhena, na 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CNDRSS). Eleita delegada nacional durante a etapa estadual do evento, realizada nos dias 29 e 30 de janeiro, no IFRO Campus Zona Norte, em Porto Velho, Amanda levará, com essa vitória, as demandas e propostas do Cone Sul de Rondônia para a capital federal no final de março de 2026.

A escolha vem após Amanda ter sido eleita também delegada na etapa territorial em Colorado do Oeste, onde reafirmou seu compromisso com as comunidades do campo ao conquistar a vaga na etapa estadual. Agora, ela integra o seleto grupo que representará o poder público de Rondônia em Brasília, participando ativamente da construção de políticas públicas que visam combater as desigualdades, garantir a soberania alimentar e promover a agroecologia.

- Advertisement -

ATUAÇÃO NO CAMPO – A eleição de Amanda para a etapa nacional não é por acaso, mas fruto de um trabalho contínuo e técnico voltado ao setor produtivo. Atualmente, ela preside a Cospamatic (Comissão de Obras, Serviços Públicos, Agricultura, Meio Ambiente, Terras, Indústria e Comércio) da Câmara de Vereadores de Vilhena, é coordenadora do movimento estadual Republicanas do Agro e mantém uma forte presença junto a diversas associações rurais, desenvolvendo um trabalho de base em parceria com o deputado estadual Cirone Deiró.

- Advertisement -


FUTURO RURAL – A 3ª CNDRSS, cujo lema é “Brasil Rural – Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, foca em eixos cruciais como a reforma agrária, o enfrentamento às mudanças climáticas e a autonomia das mulheres e jovens rurais. Para Amanda, a ida a Brasília representa a oportunidade de materializar o diálogo em ações concretas.

“Levar as vozes de Vilhena e do Cone Sul para o centro das decisões nacionais é uma responsabilidade que assumo com muita honra. Precisamos de políticas que saiam do papel e cheguem à ponta, garantindo renda, dignidade e permanência do nosso povo no campo”, destacou a parlamentar.

Esta é a terceira vez que Amanda é escolhida como delegada para representar o estado em conferências nacionais, somando-se às suas participações em eventos sobre Meio Ambiente e Políticas para as Mulheres, o que ratifica sua posição como uma das vozes mais influentes da nova política rondoniense.

Texto e fotos
Assessoria

- Advertisement -





Noticias


Pular para a barra de ferramentas