Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 - [email protected]







Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 - [email protected]

Implantação do Colégio Tiradentes da Polícia Militar atende proposta apresentada pelo deputado Cirone Deiró


- Advertisement -


Com um buquê de flores nas mãos, Pablo dos Santos Reis e a esposa Daiane se deslocaram até a filha Rebeca, de 12 anos, para fazer a entrega do certificado de comportamento e assiduidade, durante solenidade realizada pelo Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Cacoal (CTPM IX). Os dois estão entre os orgulhosos pais de alunos da instituição. Com apenas cinco anos de existência, a escola já se tornou referência em qualidade de ensino no município, conquistando, esse ano, o 1º lugar no ensino médio e o 2º no fundamental, nas avaliações externas.

A unidade militarizada foi instalada no município em 2020, após proposta apresentada ao governador Coronel Marcos Rocha, pelo deputado estadual Cirone Deiró. Pais e alunos têm aprovado o sistema de ensino. “Agora mesmo eu estava agradecendo a Deus, pela oportunidade que tivemos”, disse Pablo, após o momento de homenagem à filha. Ele e a esposa explicaram que procuraram o colégio, em busca de um bom aprendizado para Rebeca, tanto no que diz respeito à formação escolar quanto à pessoal. “Nossa filha sempre foi uma criança dedicada e responsável e a escola tem agregado valores a isso”, afirmou o pai, acrescentando que “nós estamos sempre ao lado dela, não cobrando, mas acompanhando, fazendo tudo que podemos para que ela tenha um futuro brilhante”. A meta da menina agora, segundo o pai, é conquistar o certificado de melhor nota.

- Advertisement -

Adriana Jaskiu, que compareceu à escola para entregar o certificado de melhor nota para a filha Ana Clara, de 16 anos, classificou a escola como excelente, principalmente no que diz respeito à segurança do ambiente e ao comportamento dos alunos. Quanto à qualidade de ensino, ela disse que já é muito boa, mas que poderia melhorar mais, se houvesse mais investimentos por parte do Governo do Estado. “Só de vê-los respeitando os professores, as pessoas mais velhas e cantando nossos hinos, já é especial demais”, disse Adriana.

Wilyana Kelvya de Lima, que se deslocou ao colégio para entregar o certificado de melhor comportamento e assiduidade para a filha Vitória Karoliny, de 15 anos, também aprova o sistema de ensino. “No início minha filha teve um pouco de dificuldade para se adaptar, mas hoje ela gosta muito daqui e eu, como mãe, acho uma ótima escola”, disse.

- Advertisement -

A disciplina faz parte da minha vida

- Advertisement -


Ana Caroline de Souza Pereira, de 17 anos, estudante do 3º do Ensino Médio, disse que gosta das aulas ministradas pelos professores, do tratamento que recebe dos policiais e dos demais profissionais da escola e que aprova o sistema disciplinar. “Vim para o CTPM, porque entendi que eu precisava de disciplina na minha vida e hoje, enquanto para algumas pessoas as regras são consideradas coisas ruins, para mim são parte do meu dia a dia”, disse.

Ana Clara Jaskiu, de 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio, disse que estuda no CTPM desde a instalação da escola e que acompanha os avanços da instituição ano a ano. “É uma escola maravilhosa e eu amo estudar aqui, participar da fanfarra, das aulas de arte”, disse. Segundo Ana Clara, outro fator positivo é a união existente na escola, já que quando surge um problema com um, todos se unem para resolvê-lo. “Me sinto em casa e sou muito feliz aqui”, afirmou.

João Vitor de Matos Gil, de 17 anos, do 3° do Ensino Médio, disse que se sente muito bem na escola, ficando triste apenas quando se lembra de que esse é seu último ano. Quanto ao sistema disciplinar, ele não considera rigoroso. “Para os meninos a maior dificuldade é o cabelo, que precisa ser no corte social, no início eu não gostava, mas me adaptei e não me incomodo mais com isso, faço porque é meu dever, afinal, missão dada é missão cumprida”, afirmou.

Além de participar de várias modalidades esportivas, João Vitor integra a Guarda-Bandeira da escola, função que o estudante diz exercer com muito orgulho, já que para ele, significa respeitar a Pátria e os ideais que norteiam a nação brasileira. “Carrego a bandeira de Rondônia, o que para mim é de muita responsabilidade, porque Rondônia é um grande Estado”, disse.

Segundo João Vitor, receber o certificado de comportamento, dedicação e melhor nota, é a prova de que disciplina, esforço e determinação sempre trazem resultados. “Tenho orgulho de cada passo dessa jornada e de representar com honra os valores que aprendi no CTPM IX”, disse. Afirmando que vai levar o que está vivendo na escola por toda a sua vida, ele acrescentou que “no futuro, quando eu for pai, vou buscar um colégio militar para meus filhos”.

Procura por vagas é cada vez maior

O Colégio Tiradentes é uma unidade da Polícia Militar do Estado de Rondônia, mantida com recursos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O funcionamento da escola segue orientação disciplinar fundamentada nos princípios militares de patriotismo, respeito às autoridades e ordem unida, com o objetivo de proporcionar aos alunos, a formação moral e cívica necessária à convivência em sociedade. O CTPM IX conta ainda com projetos sociais que fortalecem o desenvolvimento físico e intelectual dos estudantes, como Judô, Jiu-Jitsu, Krav-Magá, Karatê, Xadrez, Basquete, Vôlei, Futebol e Banda Marcial.

A instituição atende aproximadamente 800 alunos, do 6º ano do fundamental ao 3º do ensino médio, nos períodos da manhã e da tarde. De acordo com a tenente da Polícia Militar, Rosiana Maria da Rosa, diretora geral do CTPM IX, o Corpo de Alunos, composto por policiais militares, exerce papel essencial na orientação, acompanhamento e fortalecimento da disciplina e do civismo, atuando em conjunto com a equipe pedagógica, para promover o crescimento pessoal e acadêmico dos estudantes. O aumento da procura por vagas na escola, é cada vez maior, não apenas nos períodos de início das aulas, mas durante todo o ano letivo. A tenente atribui a grande demanda à seriedade e ao comprometimento com que toda a equipe conduz o processo educativo, pautado em valores sólidos e princípios disciplinares. Segundo ela, o modelo de ensino, fundamentado na disciplina, no respeito e na valorização do mérito, tem demonstrado resultados expressivos na formação dos alunos. “A sociedade compreendeu que sem esses valores, o trabalho educacional perde sua eficácia e propósito, reconhecendo, assim, a importância da educação pautada em princípios militares e éticos”, disse.

Quanto à estrutura física do colégio, a tenente disse que, por ser uma edificação com quase 40 anos de existência, necessita de melhorias e reparos, considerando o tempo de uso e o aumento constante da clientela escolar. “As melhorias estruturais são essenciais para garantir segurança, acessibilidade e conforto, além de proporcionar um ambiente adequado ao ensino e à formação dos alunos, dentro dos padrões de qualidade que o modelo militar exige”, disse. No entanto, segundo a tenente, a Seduc, por meio da Superintendência Regional de Educação de Cacoal, tem dado suporte nessas demandas.

O colégio deverá receber recursos financeiros destinados à adequação da acessibilidade, à execução dos projetos de prevenção e combate a incêndio (PPCIP) e de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). Também estão previstas reformas na quadra poliesportiva, banheiros, auditório, refeitório e salas de aula, “o que proporcionará melhores condições estruturais e maior conforto à comunidade escolar”.

Entre outras necessidades da escola, segundo a tenente, está a ampliação do laboratório de informática, com a aquisição de novos computadores para atender plenamente todos os alunos. “É um investimento importante para proporcionar aos estudantes melhores condições de acesso às ferramentas digitais, fundamentais para o desenvolvimento educacional e profissional”, disse.

De acordo com a tenente, além de se destacar entre as escolas com melhor qualidade de ensino da região, mesmo com apenas cinco anos de funcionamento, o CTPM IX tem conquistado expressivos resultados na área esportiva. Ela citou como exemplo, a atuação dos alunos enxadristas, que têm se destacado em competições nacionais, incluindo o 4º lugar do país, além de conquistarem frequentemente os primeiros lugares em torneios locais e regionais. A diretora destacou também a participação dos alunos do projeto de Karatê, que durante o ano de 2025, disputaram competições estaduais nas cidades de Ji Paraná e Colorado do Oeste, conquistando um total de 20 medalhas.

A Fanfarra do CTPM IX, segundo a tenente, também vem alcançando posição de destaque. “Em pouco mais de dois anos, nossa banda marcial passou do anonimato para se tornar a maior de Cacoal e região, prestando serviço à comunidade local e às cidades vizinhas, em eventos cívico-militares e comemorações diversas, consolidando sua relevância cultural e educacional”, disse.

 

Assessoria

- Advertisement -





Noticias


Pular para a barra de ferramentas