O governador de Rondônia, Marcos Rocha, exonerou o vice-governador Sérgio Gonçalves do cargo de secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). A decisão foi publicada no Diário Oficial na segunda-feira (7) e divulgada publicamente durante uma entrevista a uma emissora local.
Segundo o governador, a medida foi tomada após desentendimentos políticos com o vice e a viagem oficial feita por Rocha a Israel, no início do conflito armado entre o país e o Irã.
Rocha afirmou, durante a entrevista, que, em vez de receber apoio enquanto estava em um país em conflito, houve articulações para que ele perdesse o mandato.
“O cargo ficaria vago e o vice-governador assumiria. E isso é triste, quando a gente vê que é alguém que eu ajudei”, comentou o governador.
O até então diretor técnico-operacional da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), Lauro Fernandes da Silva Junior, assumirá o comando da Sedec.
Procurada pelo g1, a assessoria de imprensa do vice-governador informou que Sérgio Gonçalves não vai se pronunciar neste momento, mas que deverá se manifestar em ocasião oportuna.
Apesar da saída da Sedec, Sérgio Gonçalves continuará exercendo a função institucional de vice-governador e manterá uma estrutura reduzida de gabinete no Palácio Rio Madeira, sede do Governo de Rondônia.
G1RO