Quarta-feira, 06 de agosto de 2025 - [email protected]

Quarta-feira, 06 de agosto de 2025 - [email protected]







Quarta-feira, 06 de agosto de 2025 - [email protected]



Quarta-feira, 06 de agosto de 2025 - [email protected]



Projeto de combate à criminalidade ambiental viabiliza prêmio nacional de segurança pública ao governo de RO


- Advertisement -


O governo de Rondônia alcançou um reconhecimento nacional ao conquistar o 2º lugar na categoria Segurança Pública do Prêmio Brasil MAIS 2025, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O destaque veio com o projeto inovador realizado pela Polícia Militar de Rondônia (PMRO), por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), que aliou o uso de tecnologia de ponta e inteligência estratégica para combater crimes ambientais no estado.

O projeto premiado utilizou a plataforma Brasil MAIS, que é integrada a recursos de geoprocessamento, imagens de satélite e alertas em tempo real para identificar e agir com rapidez em áreas sob ameaça de desmatamento ilegal, garimpo clandestino e ocupações irregulares. De acordo com a PMRO, a atuação inteligente e focada resultou em ações mais ágeis e eficientes, tornando Rondônia referência nacional na proteção dos biomas amazônicos.

A atuação inteligente e focada resultou em ações mais ágeis e eficientes, tornando Rondônia referência nacional na proteção dos biomas amazônicos

Para o governador de Rondônia Marcos Rocha, o reconhecimento é resultado das ações desenvolvidas pela corporação com a proteção do meio ambiente e da aposta do governo em inovação e tecnologia. “Este prêmio representa a ação do estado em modernizar a segurança pública com responsabilidade ambiental. É uma honra ver a PM sendo valorizada em âmbito nacional por uma ação que protege nossas riquezas naturais e serve de modelo para o país”, ressaltou.

Segundo o comandante-geral da PMRO, coronel PM Regis Braguin, a aplicação de novas tecnologias no exercício do trabalho da instituição proporciona maior protagonismo pela eficiência. “Temos uma corporação inovadora e que atua de forma eficaz com a preservação do meio ambiente, integrando ações de segurança pública com políticas sustentáveis. A conquista nacional consolida um estado empenhado com o desenvolvimento e a proteção ambiental”, ressaltou.

RESULTADOS

A premiação contou com a participação de 59 projetos de diversas regiões do país

Entre os resultados dos projetos alcançados pelo BPA estão três grandes operações realizadas com o apoio da plataforma, tais como:

  • Operações Combate à Extração Ilegal de Recursos Minerais, que eliminou a atuação de dragas ilegais na Área de Proteção Ambiental do Rio Madeira;
  • Operação Mapinguari, que desocupou e embargou mais de 7 mil hectares no Parque Estadual Guajará-Mirim; e
  • Operação Hiléia 2025, que fiscalizou mais da metade dos municípios do estado, aplicando multas e apreendendo tratores, armas e motosserras usados em crimes ambientais.

O comandante do BPA, tenente-coronel Railinson Baumann, explica como a implementação da tecnologia transformou a forma de atuação pela proteção ambiental. “Utilizamos imagens da constelação Planet, um sistema composto por satélites que fornecem imagens diárias da superfície terrestre, permitindo o monitoramento em tempo real de áreas críticas. Além disso, empregamos ferramentas de geoprocessamento como o QGIS, um software livre que permite a análise e cruzamento de dados geográficos, além de aplicativos móveis que agilizam a comunicação e a tomada de decisões em campo”, destacou.

EVENTO

A edição 2025 do Prêmio Brasil MAIS contou com a participação de 59 projetos de diversas regiões do país, avaliados com base em critérios técnicos como inovação, impacto social, eficiência na gestão e integração com políticas públicas. A cerimônia de premiação ocorreu em 10 junho durante o Encontro Nacional de Usuários da RedeMAIS, em Brasília, evento que reuniu instituições públicas que utilizam a plataforma como ferramenta estratégica para melhor.

Fonte
Texto: Jackson Vicente
Fotos: Frank Néry, Assessoria Sedam e Arquivo PMRO
Secom – Governo de Rondônia

- Advertisement -





Noticias

Pular para a barra de ferramentas