Reforçando o compromisso com a inclusão social, o governador de Rondônia, Marcos Rocha e a primeira-dama e secretária da Seas, Luana Rocha, participaram nesta terça-feira (02) da 5ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo em Vilhena. O evento foi promovido pela Associação de Amigos do Autista de Vilhena (Amavi), uma organização sem fins lucrativos que atua no apoio a autistas e seus familiares.
A caminhada contou com a presença de pais, familiares e simpatizantes da causa, que percorreram as ruas da cidade para dar visibilidade às necessidades e direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O percurso teve início na Praça Ângelo Spadari e seguiu pelas ruas do centro de Vilhena, finalizando na Praça Nossa Senhora. Ao lado da primeira-dama, Luana Rocha, o governador participou ativamente do evento, reforçando a importância de políticas públicas voltadas para a inclusão e o atendimento especializado.
“Sabemos que a conscientização é fundamental para garantirmos um futuro com mais oportunidades e respeito para as pessoas autistas e suas famílias. Como pai de um filho autista, sei das lutas diárias enfrentadas e compreendo profundamente como os pais se sentem. Por isso, venho trabalhando e olhando para essa causa com muito carinho”, destacou o governador durante seu discurso.
Com essa participação, o governo de Rondônia reafirma seu compromisso em fortalecer a rede de apoio às pessoas autistas, promovendo iniciativas que garantam mais qualidade de vida e inclusão para todos.
*Investimentos*
Em Vilhena o governo do estado por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fortaleceu o atendimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede estadual de ensino. As escolas estaduais do município estão sendo adequadas para atender as necessidades dos alunos com TEA, garantindo um ambiente mais acessível e acolhedor.
Os materiais didáticos adaptados e recursos tecnológicos são utilizados para potencializar o aprendizado e a interação dos estudantes. Atualmente, a rede estadual de ensino em Vilhena atende 156 alunos com TEA, distribuídos nas escolas estaduais do município.
Para garantir um atendimento adequado, a Seduc conta com uma equipe especializada e infraestrutura adaptada. Os principais recursos humanos destinados ao atendimento desse público são: Professores em sala de recurso, professores auxiliares, cuidadores, professores em Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores Intérpretes de Libras psicopedagogos.
*Formação e Capacitação de Profissionais*
A Seduc realiza formações continuadas para professores e profissionais de apoio, visando aprimorar o atendimento aos alunos com TEA. O treinamento abrange metodologias pedagógicas especializadas, adaptações curriculares e uso de tecnologias assistivas.
Da Redação