O agronegócio brasileiro segue consolidado como um dos principais pilares da economia nacional e mundial. De acordo com especialistas ouvidos em podcast divulgado pela Agbrokers MT, o setor representa cerca de um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e responde por um em cada três empregos formais no país.
Além de sua relevância na geração de renda e postos de trabalho, o agro é destaque absoluto nas exportações. Atualmente, mais de 50% de tudo que o Brasil vende ao exterior está diretamente ligado ao campo.
Entre os números que chamam atenção, estão:
40% da soja exportada no mundo é brasileira.
O Brasil fornece metade do açúcar comercializado globalmente.
Cerca de 30% do café consumido no planeta vem do Brasil.
No mercado de suco de laranja, o país responde por 80% das importações globais — na Europa, 9 em cada 10 copos consumidos são de origem brasileira.
O país é responsável por 25% da carne bovina e por um terço da carne de frango exportada mundialmente.
O Brasil também já exporta aproximadamente 30% do milho importado pelo mercado internacional.
Com esses resultados, o país se destaca como maior exportador global de soja, açúcar, café, suco de laranja, carne bovina, carne de frango, milho, celulose e fumo, além de liderar a produção mundial de soja, açúcar, café e suco de laranja.
Outro dado impressionante é que o agronegócio brasileiro exporta, em média, R$ 1,6 milhão por minuto, consolidando o setor como estratégico para a economia e fundamental para o abastecimento de alimentos no planeta.