Em resposta a uma denúncia anônima, a Polícia Militar do Estado de Rondônia, por meio da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), interditou, na manhã da última terça-feira (30), uma carvoaria clandestina na região do município de Mirante da Serra.
A ação teve como objetivo coibir atividades poluidoras desenvolvidas sem a devida autorização ambiental.
A fiscalização ocorreu por volta das 9h30, quando os policiais localizaram um forno rudimentar ainda em funcionamento, o que indicava que a produção de carvão vegetal estava sendo realizada de forma ativa e irregular. Ao ser abordado, o responsável pelo local confessou que não possuía licença ambiental para a atividade, configurando crime ambiental.
Foi confeccionado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de operar atividade potencialmente poluidora sem a devida licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes. Além disso, os policiais lavraram um Auto de Infração Ambiental, e o empreendimento foi embargado, com a determinação de paralisação imediata das atividades da carvoaria.
Toda a ação foi registrada com fotografias e coordenadas geográficas, a fim de subsidiar os processos administrativo e judicial.
Assessoria